Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Médicos e enfermeiros participam de treinamento sobre coronavírus

Médicos e enfermeiros participam de treinamento sobre coronavírus

quinta, 30 de abril de 2020

A capacitação vai abranger as equipes de urgência e emergência, com reforço das orientações e procedimentos para atender os pacientes

Foto: Emerson Dias

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que atuam nas unidades de urgência e emergência participam, a partir desta quarta-feira (29), de um treinamento de atualização sobre manuseio de vias aéreas em casos de infecção por COVID-19. A capacitação vai abranger também os profissionais contratados temporariamente pela Saúde e que atuam na rede municipal, e será realizada nos auditórios das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Sabará e Centro-Oeste.

Foto: Emerson Dias

Os médicos farão uma capacitação teórica e prática, sobre intubação orotraqueal, procedimento realizado nos pacientes que necessitam de respiração com auxílio de aparelhos. Um tubo siliconado é inserido na traqueia e conectado ao aparelho respirador, mantendo a oxigenação do paciente.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o programa de educação continuada executado pela Prefeitura foi intensificado com o advento da pandemia de coronavírus. “Essa atualização faz parte desse grande programa, com capacitação dos profissionais. Desde o início de março, vários treinamentos estão sendo feitos pelos servidores, visando atualizar todas as técnicas, manobras e protocolos necessários, para que eles possam prestar um atendimento com ainda mais qualidade aos casos decorrentes do novo coronavírus. O objetivo é que todos os médicos sejam capacitados, passem por essa atualização, inclusive os que não têm relação direta com urgência e emergência, para que o Município se prepare da forma mais adequada e robusta possível para o enfrentamento da pandemia”.

Os enfermeiros que trabalham nas unidades de urgência e emergência do Município também vão receber orientações sobre ventiladores mecânicos, dispositivos de oxigenoterapia e entubação com máscara laríngea. A capacitação será conduzida pelas médicas anestesistas Larissa Rizzardi, Catherine Wener e Emile Alencar, contratadas pelo Município mediante Chamada Pública. As médicas, que atuam temporariamente na SMS, são instrutoras convidadas, e atuarão voluntariamente. Também participa o enfermeiro Douglas Mouro, do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU Londrina.

Foto: Emerson Dias

No treinamento desta quarta-feira (29), a médica Larissa Rizzardi explicou que os profissionais receberão todas as orientações para evitar, ao máximo, o contágio pelo novo coronavírus, enquanto realizam o manuseio de vias aéreas e intubação orotraqueal. “É importante a equipe estar atualizada sobre os equipamentos e medicações que temos disponíveis, para que esse procedimento aconteça com segurança, não só para o médico ou equipe, mas, principalmente, para o paciente”, frisou.

A gerente de Urgência e Emergência em Saúde da SMS, Renata Morais Alves, citou que cada treinamento terá duração de uma hora, e já possui datas agendadas pelos próximos quinze dias. “Será uma atualização sobre os processos, com objetivo de redobrar os cuidados, visto que a intubação é um procedimento que dissemina aerossóis, micropartículas no ar, aumentando o risco de contaminação pelo COVID-19”, citou.

Foto: Emerson Dias

Aprimoramento- Outros cursos já foram realizados com os servidores que atuam na rede municipal de saúde, inclusive do SAMU, em especial sobre os procedimentos e cuidados no atendimento a paciente com coronavírus. “Quando a UPA Sabará foi preparada para ser o Centro de Triagem de síndromes respiratórias em Londrina, toda a equipe passou por reciclagens rápidas sobre a doença, formas de contágio, condutas e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs). Os cuidados para desparamentação são muitos, e o risco de contágio aumenta neste momento”, detalhou a gerente.

Fonte: N.Com