Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Maratona Verde projeta plantio de milhares de árvores em Londrina

Maratona Verde projeta plantio de milhares de árvores em Londrina

Wednesday, 05 de February de 2020
Categoria: noticia

O projeto, que é desenvolvido em parceria com a Codel, prevê a plantação de 20 a 40 mil árvores até o dia 21 de setembro

Maratona Verde projeta plantio de milhares de árvores em Londrina

Foto: Divulgação

A Maratona Verde de Londrina, projeto do Santo Jornal em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), prorrogou as datas das atividades, que incluem o plantio de árvores em pontos estratégicos de Londrina. Agora, a iniciativa será realizada até setembro, já que no dia 21 deste mês é comemorado o Dia Mundial da Árvore.

Com o objetivo de plantar de 20 a 40 mil árvores, além de promover atividades para a população, o programa teve início no dia 1º de novembro e está aberto para novos adeptos, visando a execução desta meta. Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever no site da Maratona Verde. O custo é de R$70,00, e o valor concede aos participantes o direito a frequentar três dias de evento, programados para 18, 19 e 20 de setembro, receberão camiseta, boné e medalha do projeto e ainda ganharão árvores, plantadas em seus respectivos nomes, e que serão tratadas e monitoradas durante três anos por empresas parceiras.

Maratona Verde projeta plantio de milhares de árvores em Londrina

Foto: Divulgação

Programação – O primeiro dia da Maratona Verde, 18 de setembro, terá a entrega de bonés e camisetas do projeto, medalhas com QR Code, para o participante observar o crescimento de sua semente via satélite, por meio de um celular. A atividade será realizada das 9 às 18 horas.

Para o dia 19, também das 9 horas às 18 horas, está sendo elaborada uma “gincana sustentável”, que terá como finalidade recompensar os maratonistas mais efetivos com premiações em dinheiro. Serão selecionadas as primeiras 300 pessoas que se inscreverem no dia e local do evento, para fazerem parte desta ação.

Os maratonistas serão divididos dez grupos de 30 pessoas para realizarem provas teóricas e práticas, e apenas os participantes da Maratona Verde poderão se inscrever neste evento.

Por fim, no dia 20, haverá uma confraternização com apresentações de líderes religiosos e cantores gospels. Até o momento, estão confirmados os músicos Wagner Silva e Wesley Lima. O evento terá início às 14 horas, com previsão de encerramento às 19 horas.

E no dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional da Árvore, será o encerramento oficial da Maratona Verde.

Plantios – De acordo com o organizador do projeto Maratona Verde de Londrina, Rafael Kozan, todas as árvores plantadas pela Maratona Verde serão destinadas a locais com baixos níveis de arborização.

No perímetro urbano, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) está mapeando zonas que correspondem às exigências. Já para a região rural, empresas que possuem propriedades com carência de áreas verdes podem acessar o site da maratona e solicitar o plantio. “Os produtores rurais, além de poderem reflorestar as áreas nativas, vão favorecer a cidade a atingir a meta do Banco Mundial de Credito e Carbono, o qual paga para o município um certo valor pela quantidade de carbono resgatado. Ou seja, Londrina também ganha com esta ação”, explicou Kozan.

Realização – A Maratona Verde é uma iniciativa do Santo Jornal, com apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e da SEMA, por meio do Viveiro Municipal, Flora Londrina e Flora ID, TV Tarobá, Artenge Construtora, Vale Leilões e Guaporé Baterias.

Fonte: N.Com