Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Maratona Verde distribui 1.000 mudas de ipês no Calçadão para as crianças Maratona Verde distribui 1.000 mudas de ipês no Calçadão para as crianças

Maratona Verde distribui 1.000 mudas de ipês no Calçadão para as crianças

Wednesday, 30 de June de 2021
Categoria:

Ação, que acontece na sexta-feira (2), é voltada a crianças de zero a 10 anos e suas famílias; na ocasião, também será possível descartar aparelhos eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado

Crianças e famílias londrinenses que desejem plantar uma muda de árvore poderão ir ao Calçadão da Avenida Paraná, nesta sexta-feira (2), das 10h às 17h, para participar da ação “Plante uma árvore na Maratona Verde: 1.000 mudas para 1.000 crianças”. Por meio da atividade, que acontecerá em frente à sede do Banco Itaú (Av. Paraná, 540), serão distribuídas, gratuitamente, mil mudas de ipê, de diferentes cores. As ONGs E-letro e Colet Óleo também participarão da iniciativa, recolhendo, respectivamente, aparelhos eletroeletrônicos e óleo de cozinha entregues pela população.

O idealizador do projeto Maratona Verde, Rafael Kozan, vem promovendo ações de distribuição de mudas em diferentes pontos de Londrina. Foto: Emerson Dias / N.Com

Para adotar uma árvore, as crianças de zero a 10 anos devem comparecer acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Depois de preencherem um cadastro onde constarão dados como nome, endereço e número de telefone, as famílias poderão retirar suas mudas. Posteriormente, após efetuar o plantio do ipê, os adotantes poderão cadastrar as árvores no site da Maratona Verde, para monitoramento. A plataforma estará disponível no fim de agosto (leia mais abaixo).

De acordo com o idealizador do projeto Maratona Verde, o publicitário e ativista ambiental londrinense Rafael Kozan, o evento tem o propósito de conscientizar as futuras gerações sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “As crianças e jovens são quem vai usufruir dessas árvores. Por isso, é muito positivo que elas participem ativamente do plantio e cuidado das mudas”, disse.

Foto: Divulgação

Kozan destacou, também, que a data de 2 de julho foi escolhida para a ação devido à sua relevância histórica. “Em 2 de julho de 1823, as tropas brasileiras venceram os portugueses na Bahia, concretizando a independência do Brasil. Essa é uma data significativa para a nossa história, e deve ser lembrada e valorizada”, afirmou.

Próximas atividades  – As ações do projeto Maratona Verde prosseguirão com a Live Verde, que está prevista para o dia 21 de agosto. Na ocasião, o projeto promoverá um evento on-line com a participação de diversos artistas nacionais. O objetivo é arrecadar doações para ações de reflorestamento da Mata Atlântica na região de Londrina.

Na mesma data, será relançado o site da Maratona Verde, que poderá ser acessado pelo endereço www.maratonaverde.com.br. Por meio da plataforma, os interessados poderão realizar sua adesão à iniciativa, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 70. Ao fazer sua inscrição, os participantes adotam uma muda nativa e podem escolher o lugar onde ela será plantada, em uma lista de áreas do município. Além disso, os inscritos recebem um boné, uma camiseta e uma medalha que contém um QR Code em sua parte traseira. Através do aplicativo para smartphones desenvolvido pelo projeto, é possível ler o código e receber informações atualizadas sobre a árvore adotada, incluindo dados sobre seu desenvolvimento e saúde. O monitoramento, que é feito via satélite, estará disponível por um período de três anos.

Quem adotar e plantar uma das mudas distribuídas na sexta-feira (2) também poderá fotografá-la e cadastrá-la na plataforma, para que seja acompanhada pela iniciativa.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Realização – Criada em 2019, a Maratona Verde é uma realização do publicitário e ativista ambiental londrinense Rafael Kozan, em parceria com o Santo Jornal. O objetivo do projeto é promover o plantio de 40 mil árvores em Londrina, sendo que as mudas são produzidas em parceria com viveiros locais. Após a ação de sexta-feira (2), a iniciativa deverá atingir a marca de 3.870 árvores adotadas.

Quem desejar realizar uma doação para a Maratona Verde, para contribuir com a produção de mudas, pode entrar em contato pelo número de telefone (43) 99837-5533, que também atende pelo WhatsApp. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Londrina; Secretaria Municipal do Ambiente (Sema); Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); TV Tarobá; Guaporé Baterias; Capitalize Car; Ong E-letro; e O Que Vale Leilões.

Fonte: N.com