Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Maneiras criativas de economizar na decoração

domingo, 28 de fevereiro de 2021
Categoria: noticia

Criar ou reformar os próprios móveis é uma maneira criativa de economizar na decoração. Com as ferramentas certas, fazer os próprios móveis é muito mais fácil do que você imagina

Criar ou reformar os próprios móveis é uma ótima maneira de aproveitar o tempo livre e ainda economizar na decoração. Além disso, é possível criar móveis feitos especialmente para atender suas necessidades e gostos. Seja criando do zero ou adaptando e reformando um móvel que você já tem, com as técnicas e ferramentas certas, é possível criar peças que refletem seu estilo pessoal e que vão deixar o ambiente com um toque único. Selecionamos algumas dicas para você que está começando a se aventurar pelo universo da marcenaria. Confira abaixo!

Precisa de mais espaço para guardar coisas? Invista nas prateleiras!

Para quem está começando a criar os próprios móveis, as prateleiras podem ser uma ótima opção de primeiro projeto de marcenaria. Com uma tábua de madeira, algumas mãos francesas, parafusos, buchas e uma furadeira, já é possível criar uma prateleira. A melhor parte de criar os próprios itens de decoração é que você pode escolher cada mínimo detalhe – desde a escolha da madeira e das mãos francesas até o verniz e a pintura.

Caso decida pintar as prateleiras ou as mãos francesas, faça a pintura antes de instalar as peças e somente as instale após a secagem completa da tinta. Na hora de escolher a cor, solte a imaginação! Você pode coordenar a cor das prateleiras com a decoração do ambiente ou optar por tons neutros. Se o ambiente pedir algo mais colorido e criativo, você pode pintar as prateleiras com as cores do arco-íris ou até mesmo pintar alguns desenhos, como estrelas e corações. Essas ideias combinam muito bem com quartos de crianças e brinquedotecas.

Itens que valem o investimento para criação e reforma de móveis

As ferramentas certas podem deixar a criação e a reforma de móveis muito mais fácil. Além disso, estes itens podem garantir um melhor acabamento para as peças. Lixas para madeira, latas de verniz e tinta, fita métrica, pregos, parafusos e pincéis são alguns dos itens indispensáveis. Ferramentas, como a serra tico tico, a furadeira e a parafusadeira, também podem deixar o processo muito mais fácil e te ajudar a conseguir um acabamento mais preciso.

Reforma simples e fácil: como dar uma cara nova para os seus móveis

Você não precisa criar um móvel do zero para renovar a decoração da sua casa. Dar uma cara nova para aquele móvel que você já tem ou que comprou de segunda mão é muito simples. Ao lixar a madeira, dar uma nova demão de verniz ou tinta e trocar os puxadores, você consegue renovar qualquer móvel. Mas, antes, pense bem sobre qual resultado final você quer ter. Para isso, procure diversas referências, anote as ideias que você mais gosta e faça uma lista do que precisa para dar início ao projeto. Depois de ter tudo o que é necessário, é só arregaçar as mangas e começar.

Divulgação