Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina sedia Copa Paraná de Goalball Londrina sedia Copa Paraná de Goalball

Londrina sedia Copa Paraná de Goalball

Wednesday, 27 de November de 2019

A cidade vai receber, neste fim de semana, a Copa Paraná de Goalball 2019. São, ao todo, oito equipes dos dois naipes disputando o título. Os jogos no sábado (30) começam às 8h30 e seguem até as 18 horas, enquanto no domingo (1) começam no mesmo horário e encerram às 12 horas. O evento, que é aberto ao público e gratuito, será realizado no colégio Marista, localizado na avenida Maringá, 78.

Esta é a 2ª edição da Copa, já que a primeira foi realizada ano passado em Francisco Beltrão, onde Londrina consagrou-se campeã no masculino. Para o técnico, Marcio Rafael da Silva, a copa equivale ao Campeonato Parananense. “É um título importante para fecharmos o ano. Queremos ser campeões e o pessoal tem treinado para isso. Estamos focados e vamos tentar dar o nosso melhor, para que possamos superar os nossos adversários e conquistar esse título mais uma vez”, completou.

“É mais um momento especial do goalball na cidade mostrar que o esporte é de alto rendimento, que inclusive o Brasil é bicampeão da modalidade. O intuito é estar organizando um campeonato de excelência para que o público tenha o prazer de ver esses atletas em quadra”, comentou o técnico e também organizador do evento.

O campeonato é uma realização da Federação Parananense de Desportos para Deficientes Visuais e o Instituto Roberto Miranda (IRM), com o apoio do Colégio Marista e da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). A equipe londrinense também conta com o patrocínio da Prefeitura, por meio da FEL, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).

Goalball – Cada equipe possui três titulares e três reservas, e os jogadores têm a função de defender e atacar. A quadra tem a mesma dimensão da de vôlei, o gol possui 9 metros de largura por 1,3 m de altura e bola é semelhante a de basquete, pesa 1,250 kg e possui guizos para que os jogadores saibam a direção. Cada partida tem dois tempos de 12 minutos e vence quem fizer mais gols. É necessário silêncio absoluto durante a partida, pois os atletas precisam estar atentos ao som e movimento da bola. É permitida a prática de atletas com deficiência visual e baixa visão, por isso, todos ficam vendados para ter igualdade durante o jogo.

Equipes participantes:
Instituto Roberto Miranda de Londrina – masculino
AMACAP de Maringá – masculino
ADEVIFOZ de Foz de Iguaçu – masculino e feminino
ADEA de Francisco Beltrão – masculino e feminino
APADEVI de Guarapuava – masculino e feminino

Fonte: Prefeitura de Londrina