Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina recebe prêmio nacional em projeto de educação patrimonial

Londrina recebe prêmio nacional em projeto de educação patrimonial

terça, 19 de outubro de 2010
Categoria: noticia

Londrina recebe nesta quarta-feira (20/10), em Brasília, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, o mais importante na área de patrimônio histórico do Brasil, concedido pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O projeto Educação Patrimonial, realizado desde 2005 com recursos do Promic/Prefeitura de Londrina, é um dos sete vencedores entre 178 ações desenvolvidas em todo o País, que se inscreveram no concurso.

Coordenado pelo professor Leandro Henrique Magalhães, da UniFil, o projeto Educação Patrimonial valoriza as identidades e a memória da cultura londrinense, com envolvimento de alunos e professores do ensino fundamental da cidade. Para cada ano é definido um tema para estudo e divulgação de características históricas.

Em 2010, a Rua Sergipe é o objeto do trabalho, como uma das principais vias da área central de Londrina, que preserva exemplares de arquitetura art decó, prédios históricos como a antiga Rodoviária (atual Museu de Arte) e estabelecimentos comerciais e de serviços só existentes na Rua Sergipe.

Leandro Magalhães explica que o projeto realiza oficinas semanais em escolas, durante um semestre, difundindo a educação patrimonial e capacitando professores e agentes culturais. Seis docentes, quatro deles da UniFil, formam a equipe multidisciplinar nas áreas de história, geografia, arquitetura , pedagogia e turismo, que levam as informações à comunidade.

Exposição

A exposição “Mosaicos de Rua: Tecendo as Memórias da Rua Sergipe”, que pode ser visitada até o dia 30 deste mês na Biblioteca Municipal, é um dos resultados do projeto de educação patrimonial. Até o fim do ano, serão lançados um livro infantil e um inventário arquitetônico sobre a Rua Sergipe.

Para desenvolver o projeto, a Prefeitura investe cerca de R$ 50 mil neste ano, por meio do Promic. ?É uma honra para Londrina estar entre os sete projetos premiados, num trabalho que envolve a comunidade , instituições de ensino, museus, associações de classe, UniFil, Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Regional de Ensino. Mostra que a cidade está preocupada com ações que preservem a sua memória?, complementa.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987 e realizado a cada ano pelo Iphan, tem por objetivo a valorização do patrimônio histórico e cultural do Brasil. A premiação de abrangência nacional proporciona reconhecimento a ações de preservação e de educação patrimonial que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, tornam-se dignas de registro e divulgação para toda a sociedade.

Fonte: Assessoria Unifil

Mais detalhes:

Unifil Londrina Fone: (43) 3375-7400 Website: http://www.unifil.br