Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina libera cadastro da vacinação Covid-19 para crianças a partir dos 5 anos

Londrina libera cadastro da vacinação Covid-19 para crianças a partir dos 5 anos

sexta, 17 de dezembro de 2021

A vacinação só ocorrerá após envio de doses exclusivas para este grupo; nesta sexta (17) e sábado (18), a Prefeitura terá novos locais de agendamento e vacinação

Foto: Gustavo Tacaki / arquivo PML

A vacinação contra a Covid-19 avança em Londrina com novidades. A partir desta sexta-feira (17), a Prefeitura liberou o cadastro prévio para crianças a partir dos cinco anos. O formulário está disponível no site exclusivo, dentro do Portal da Prefeitura, e deve ser preenchido pelos pais ou responsáveis. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (17).

Foto: Emerson Dias / NCom

O cadastro prévio das crianças acompanha a autorização concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ontem, quinta-feira (16). Após análise técnica criteriosa, a Anvisa aprovou o uso da vacina Comirnaty (Pfizer) em crianças de 5 a 11 anos de idade. “Ainda há um caminho a ser percorrido, que é o recebimento dessas doses de vacinas, em frascos diferentes do que temos hoje. Estamos nos antecipando e abrindo o cadastro para que quando a vacina chegar a gente tenha condições de, imediatamente, iniciar a imunização das nossas crianças”, explicou o secretário de Saúde.

Foto: Gustavo Tacaki / PML

São necessárias novos lotes da vacina para aplicação no grupo de 5 a 12 anos incompletos pois a dosagem, composição e armazenamento são diferentes das que são utilizadas nos maiores de 12 anos. Machado citou que a aplicação em crianças abrange duas doses, de 0,2 ml cada, com frascos na cor laranja para facilitar a diferenciação. “A vacina passou por estudos e análises da Anvisa e demais órgãos de controle, já é utilizada em outros países para essa faixa etária e com certeza só trará benefícios. Vemos que, após a vacinação, conseguimos gradativamente reduzir o quadro de circulação do vírus. Por isso é muito importante que as crianças sejam vacinadas e que os pais e responsáveis garantam esse direito sagrado”, frisou.

Também nesta sexta-feira, a Prefeitura irá disponibilizar dois pontos para agendamento da vacina Covid-19 no Calçadão e Shopping Boulevard. No Lago Igapó, uma equipe fará aplicação das doses em estande instalado próximo ao cruzamento da Avenida Higienópolis com a Rua Profº Joaquim de Matos Barreto.

O agendamento da vacinação no Calçadão ficará no trecho entre a Rua João Cândido e Avenida São Paulo. Hoje, o atendimento será das 18h às 22h e, no sábado, acompanhando o horário do comércio, das 9h às 18h. No Shopping Boulevard, o estande da Secretaria Municipal de Saúde ficará aberto das 18h às 22h, nos dois dias.

Foto: Gustavo Tacaki / PML

E a equipe móvel para vacinação contra Covid-19 no Lago Igapó atenderá nos dois dias sem a necessidade de agendamento, para fornecer tanto primeira quanto segunda doses, mais o reforço, no período da noite, das 18h às 22h. “Uma vez que o maior ponto turístico do Natal em Londrina é o Lago Igapó, decidimos fazer essa experiência de montar um ponto volante de vacinação ali. Nossas equipes farão abordagem das pessoas em visitação enquanto outras estarão vacinando, por livre demanda, com todas as vacinas de todos os fabricantes”, detalhou o secretário municipal de Saúde.

Londrina está aplicando as vacinas contra Covid-19 em toda população com 12 anos de idade ou mais. Para isso, basta agendar o horário no Portal da Prefeitura e comparecer em uma das salas de vacinação (Centro de Imunização da Zona Norte e Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim do Sol, Alvorada, Eldorado, Ouro Branco e Vila Casoni), ou aproveitar o estande da SMS neste final de semana, no Lago Igapó.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Em relação à segunda dose, os intervalos são de 21 dias para vacina Pfizer, 25 dias para Coronavac e 56 dias para Astrazeneca. A terceira dose, de reforço, está sendo aplicada em toda população com 30 anos de idade ou mais, cinco meses após a data de aplicação da segunda dose.

Vacina Janssen – E toda a população acima de 18 anos que recebeu a dose única da vacina Janssen há dois meses ou mais já pode agendar a aplicação do reforço. “O que nos chama atenção é que temos 13 mil pessoas nessa condição. No entanto, fizemos pouco mais de 400 vacinas; então fazemos um apelo a todo cidadão pela importância da vacinação no Município”, comentou Machado.

Para ser atendido em uma das seis salas de vacinação Covid-19, é necessário fazer o agendamento prévio no site da campanha, no Portal da Prefeitura de Londrina.

Fonte: N.Com