Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina inicia 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza

Londrina inicia 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza

terça, 28 de março de 2023
Categoria


Podem receber a dose os idosos a partir de 60 anos, sem precisar agendar; basta comparecer na UBS de referência

Londrina inicia a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nesta terça-feira (28), a partir das 13h, em todas as todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até sexta-feira (31), a vacinação contemplará apenas os idosos com 60 anos ou mais e, para receber a dose, não é necessário agendar, bastar comparecer na UBS de referência. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (27), em coletiva de imprensa concedida pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

O início da campanha nesta data foi possível devido à decisão do governo do Estado de antecipar a campanha de vacinação da Influenza em 17 dias. A decisão considerou aproveitar a vacinação contra a Covid-19, já que as duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente. Também leva em conta o fato de o Paraná estar localizado no sul do país, região tradicionalmente mais fria, e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde. A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde para a imunização em nível nacional é 10 de abril.

O secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado, explicou que, embora o Ministério da Saúde tenha definido que a vacinação contra a Influenza neste ano não será escalonada, ou seja, todos os grupos serão convocados de uma só vez, em Londrina decidiu-se iniciar apenas com os idosos devido ao número baixo de doses recebidas até agora. “Recebemos só 20 mil doses dentre de um público de mais de 100 mil pessoas a serem vacinadas. Além disso, neste momento estamos com uma grande demanda de pessoas buscando as unidades de saúde com sintomas de dengue, e isso tem causado uma sobrecarga nos postos de saúde. Por isso, nos organizamos para atender os idosos nesta primeira semana e avaliaremos a ampliação dos grupos na sexta-feira”, informou.

A previsão é que um novo lote de vacinas contra a gripe seja enviado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a Londrina no dia 4 de abril. “Fazemos um apelo para que as pessoas se vacinem, visto que o período do frio se aproxima, época em que há maior registro de casos de síndromes respiratórias e, consequentemente, a sobrecarga do sistema de saúde. Lembrado que as vacinas contra a gripe e Covid-19 podem ser aplicadas simultaneamente, oportunizando o recebimento das duas doses no mesmo dia”, apontou.

Fonte: N.Com