Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina é sede do 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho Londrina é sede do 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho

Londrina é sede do 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho

Wednesday, 17 de November de 2021

De 24 a 26 de novembro, encontro vai reunir profissionais da área, advogados, técnicos de segurança do trabalho e acadêmicos para discutir a saúde e segurança do trabalhador no pós-pandemia

Foto: Divulgação

Entre os dias 24 e 26 de novembro, Londrina recebe o 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest). O evento, promovido pela primeira vez em formato híbrido, vai disponibilizar dez painéis, seis minicursos, uma conferência magna e um espaço amplo para exposição de trabalhos científicos e empresas parceiras. As atividades presenciais serão realizadas na Villa Planalto (Av. Tiradentes, no 6429, próximo ao Parque Ney Braga). Os interessados podem acessar todas as informações, incluindo a programação completa, os links e valores para inscrições, na aba “Menu” do site do Conest 2021 (clique aqui).

O congresso contará com três dias de ações voltadas para o fomento da pesquisa, tecnologia, capacitação e inovação do setor e áreas correlatas. O presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Benvenuto Gonçalves, frisou que o Conest é um evento que se destaca pela tradição, reunindo profissionais como engenheiros, técnicos de segurança, enfermeiros do trabalho, ergonomistas e advogados, entre outros. “É uma oportunidade única de fazer contatos com profissionais de outros lugares do Brasil e do exterior. Os palestrantes internacionais são professores que podem ajudar muitos colegas que pretendem ingressar numa pós-graduação e trabalhar em outro país”, explicou.

Na última quarta-feira (10), dois profissionais envolvidos na organização do evento estiveram na sede da Prefeitura de Londrina, onde se reuniram com o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni. Participaram do encontro a presidente da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asengest), Fabiana Endo; e o conselheiro fiscal da Asengest, Nilton Camargo Costa.

O prefeito Marcelo Belinati ressaltou a relevância e atualidade do evento. “Com o advento da pandemia, a área de segurança do trabalho passou a ter ainda mais destaque, e hoje faz parte do cotidiano de todos os profissionais. Por isso, é extremamente significativo que Londrina sedie um congresso desse porte. É uma grande oportunidade para a troca de conhecimentos, atualização, capacitação e networking”, disse.

Entre os principais destaques da programação, estão mesas-redondas com convidados de renome, que serão realizadas no dia 25 de novembro. Essas atividades tratarão de temas como o panorama da segurança e saúde do trabalhador no cenário pós-pandemia; os diversos papéis da mulher na segurança e saúde do trabalho; e os reflexos da norma regulamentadora NR 18 na construção civil, entre outros. Além disso, a 23ª edição do Conest será encerrada com seis minicursos, que abordarão assuntos diversos.

Realização – São responsáveis pela organização a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asengest) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

O evento conta com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mutua), Redes de Segurança EN, Engenharia & Desenvolvimento (ASST), Chrompack Instrumentos Científicos Ltda, Universidade da Saúde e Segurança do Trabalho (SST), FASTER, Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (ESTMA), TR Distribuidora de EPI’s e Grupo A.Yoshii. O apoio é do Convention Bureau, Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Associação Ibero-Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho (AIEST) e Associação Nacional dos Docentes dos Cursos de Pós-Graduação em EST (ANDEST).

Fonte: N.Com