Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina comemora a Independência do Brasil

Londrina comemora a Independência do Brasil

terça, 08 de setembro de 2020

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a programação foi reduzida para preservar o distanciamento e isolamento social

Londrina comemora a Independência do Brasil

Foto: Vivian Honorato –

O dia 7 de setembro é um feriado nacional do Brasil em comemoração à Independência do país do Império Português. Para celebrar a data, todos os anos a Prefeitura de Londrina realiza uma série de ações, que vão desde o Desfile Cívico-Militar até atividades nas unidades escolares municipais. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a programação foi reduzida para preservar o distanciamento e isolamento social.

Ontem, segunda-feira (7), para comemorar o patriotismo e os 198 anos de independência do país, foi realizada uma celebração restrita no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina, além do canto do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência do Brasil.

Foto: Vivian Honorato

O evento foi reservado somente para servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) e representantes das forças de segurança de Londrina (Tiro de Guerra, 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Paraná, 4º Companhia Independente de Polícia Militar do Estado do Paraná, 3º Grupamento de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Londrina e 10º Sub-Divisão Policial de Londrina).

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, hasteou a bandeira do Brasil, enquanto o tenente-Coronel Wilson Oliveira Paulino, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), hasteou a bandeira do Paraná, e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a de Londrina. O vice-prefeito, João Mendonça, também esteve presente na celebração.

Foto: Vivian Honorato

Marcelo destacou que a o dia da Independência do Brasil é muito especial para todos os cidadãos brasileiros e que precisa ser rememorado. “Devido à pandemia, não foi possível fazer o tradicional desfile cívico-militar que reúne milhares de pessoas, escolas, instituições e forças de segurança. Mesmo assim, fica a mensagem da importância de ressaltar o patriotismo e o sentimento de cidadania, com cada um fazendo a sua parte para um mundo melhor”, afirmou.

Nas unidades escolares municipais, a organização das comemorações cabe aos professores responsáveis pelas turmas. As atividades referentes à Semana da Pátria devem ser adaptadas e realizadas de maneira remota, já que as aulas permanecem suspensas em Londrina.

Fonte: N.Com