Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina recebe certificado máximo em Mapa do Turismo Brasileiro

Londrina recebe certificado máximo em Mapa do Turismo Brasileiro

quinta, 23 de janeiro de 2020

No Paraná, apenas outras duas cidades do Paraná, Curitiba e Foz do Iguaçu, possuem o selo A de turismo

Londrina recebe certificado máximo em Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Vivian Honorato

A cidade de Londrina conquistou o nível máximo (categoria A) no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta elaborada pelo Ministério do Turismo (MTur) que identifica o desempenho da economia no setor. O certificado  foi entregue na manhã desta quarta-feira pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, e pelo o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. A solenidade foi realizada no Hub de Inovação do Turismo de Londrina, localizado no Boulevard Londrina Shopping.

No Paraná, entre os 217 municípios classificados pelo Ministério do Turismo, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu também são categoria A. Desde 2013, o Mapa é elaborado dentro do Programa de Regionalização do Turismo do MTUr e possui atualizações bianuais. A última versão foi publicada em agosto de 2019 e pode ser conferida no portal www.mapa.turismo.gov.br. Ao todo, foram incluídas 2.694 cidades brasileiras, de 333 regiões turísticas. O mapa abrange outras quatro categorias e os requisitos e recomendações para os municípios integrarem o Mapa incluem possuir Conselho Municipal de Turismo ativo, ter orçamento próprio destinado ao turismo e comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo. Há também outros critérios pré-estabelecidos pelo MTur.

Londrina recebe certificado máximo em Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Vivian Honorato

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, disse que Londrina deu um passo muito importante. “Agora Londrina passa a integrar o time seleto de turismo do Paraná e com isso pode acessar investimentos, financiamentos para novos empreendimentos e, mais do que isto, com a posse e divulgação deste selo classe A, há uma impacto ainda positivo que começa a circular em torno da cidade, favorecendo ainda mais o desenvolvimento do turismo”, afirmou. Ele também explicou que um dos critérios que leva uma cidade a conquistar esta categoria é o número de estabelecimentos comerciais e turísticos da cidade, como hotéis, bares, restaurantes e shoppings.“

Londrina recebe certificado máximo em Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Vivian Honorato

Para o prefeito Marcelo Belinati, a conquista do Selo A de Turismo é resultado direto do árduo trabalho que tem sido executado em conjunto pelo poder público, somando Prefeitura e governo estadual, entidades e empresas do setor. “Londrina sempre teve um grande potencial e precisava apenas se organizar, ter a parceria do poder público. E hoje, Londrina está vivendo um grande momento neste sentido, com o tripé da industrialização, desburocratização e turismo de negócios. Estamos recebendo grandes empresas, o que não acontecia há muitos anos. Geramos um grupo de trabalho para captação de eventos, pois movimenta a economia, gerando empregos e renda. Esse ecossistema, essa união está sendo extremamente importante, e temos que dar um salto ainda maior”, explicou.

Ainda na solenidade, Marcelo destacou que todos os investimentos que a Prefeitura tem executado, com obras e melhorias em todas as regiões da cidade, são possíveis graças ao planejamento para recuperação da economia local. “A economia precisa crescer, e um dos caminhos para isso acontecer é o turismo. Não tem que venha a Londrina e não saia apaixonado pela cidade, Londrina é uma referência, uma cidade maravilhosa, e o cidadão está resgatando esse orgulho que estava meio adormecido. Esse selo mostra exatamente isso, e vai colocar Londrina em outro patamar, no primeiro lugar de qualidade para atrair o turismo para nossa cidade”, ressaltou.

Londrina recebe certificado máximo em Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Vivian Honorato

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan, comemorou a entrega do certificado e disse que o selo é muito importante para o desenvolvimento da cidade. “Londrina agora está no radar do turismo do Paraná e do Brasil e isso vais nos ajudar a captar verbas para o setor e atrair mais eventos. Nós tivemos muitos avanços no turismo desde 2017 e agora estamos tendo o reconhecimento do trabalho desenvolvido aqui”, expôs.

A solenidade de entrega do Selo A de Turismo para Londrina contou também com a participação do vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Leandro Henrique Magalhães, a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Sandra Moya, a presidente do Conselho Administrativo do Londrina Convention, Daiana Bisognin Lopes, o deputado estadual Cobra Repórter, os vereadores Jairo Tamura, Ailton Nantes e Amauri Cardoso, o ex-deputado federal Alex Canziani, entre outras lideranças locais e estaduais, representantes de entidades do turismo local e regional.

Fonte: N.Com