trabalhoerenda.jpg)
Sine oferece 360 vagas de emprego em Londrina
São 182 vagas gerais, uma temporária e as demais exclusivas para pessoas com deficiência e...
Com o objetivo de dar continuidade às atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado pela primeira vez como feriado municipal em 2010, a Prefeitura de Londrina, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), a Universidade Estadual de Londrina e outras entidades promovem neste sábado (20), a partir das 16h, a grande festa ?Londrina Celebra Zumbi?, no Museu de Arte.
O prefeito Barbosa Neto frisou que a população londrinense deve comemorar essa data com muito orgulho. ?No ano que vem, nossa proposta é dar mais visibilidade ao evento, estendendo suas atividades para outros locais da cidade. Somos uma referência em designar políticas públicas de igualdade racial?, argumentou.
A gestora de políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, comentou que a instituição do feriado remonta a uma luta de mais 400 anos pelos direitos raciais igualitários. ?Precisamos ressaltar que temos uma data específica para comemorar e aprofundar o debate sobre a raça negra, tão predominante em nossa comunidade?, disse.
Segundo a professora do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) da UEL, Rosane Borges, apesar das diferenças, o Dia da Consciência Negra democratiza a luta pela igualdade racial. ?Londrina precisa mostrar a sua cara negra e firmar cada vez mais os ideais da pluralidade étnica, resgatando a liderança e liberdade defendidas, há muito tempo no Brasil, por Zumbi dos Palmares?, abordou.
O presidente do CMPIR, José Mendes, agradeceu o apoio da prefeitura e convidou a comunidade para estar presente no Museu de Arte. “O feriado promete ser um dia agitado, já que diversos eventos acontecerão simultaneamente no município. Porém, o evento reafirma a nossa posição em busca de uma sociedade igualitária em todos os aspectos?, defendeu.
Londrina Celebra Zumbi
?Londrina Celebra Zumbi? reúne neste sábado vários shows musicais de samba de raiz e roda, pagode e black music, além de tendas gastronômicas, roda de capoeira, exposições de trajes, artesanatos e artes plásticas.
O evento tem o objetivo de difundir a democracia, o desenvolvimento e as políticas de promoção da igualdade racial, temas já adotados em toda a programação organizada pela prefeitura e o CMPIR em comemoração ao Dia da Consciência Negra. As atividades começaram no dia 23 de outubro e seguem até 10 de dezembro.
O prefeito Barbosa Neto sancionou o projeto de lei elaborado pelo líder do governo municipal na Câmara, o vereador Tito Vale (PMDB), em 10 de dezembro do ano passado, instituindo assim o Dia da Consciência Negra. A solenidade contou com a presença do então ministro da Igualdade Racial, Edson Santos.
Confira a programação do Londrina Celebra Zumbi:
Dia 20 de novembro
Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640)
A partir das 16h
Realização: Prefeitura Municipal de Londrina, CMPIR e UEL
Patrocínio: Sercomtel
Parceiros: Rádio Nativa FM e Paranoá Produções e Eventos
Atrações musicais:
BRAGUINHA E BANDA SAMBAGUIDUM
DONA VILMA DE TODOS OS SANTOS
GRUPO QUEM DERA
GRUPO REKINTE
GRUPO SEM PRECONCEITO
Fonte: N. Com. Pref. Municipal de Londrina