Passiphlora: Seu coração merece o melhor cuidado!
Sabia que no Brasil, mais de 160 mil pessoas convivem com cardiomiopatia e miocardite? Essas...
fonte: http://www.isc.ufba.br/dezembro-laranja-quer-conscientizar-para-prevencao-ao-cancer-de-pele/
Colégio Positivo – Londrina ganha iluminação especial em dezembro
“Não espere até sentir na pele.” Esse é o slogan central da campanha de 2022 do Dezembro Laranja, que tem como objetivo promover a conscientização sobre os fatores de risco para o câncer de pele, que é o tipo mais comum no Brasil e no mundo. Pensando nisso, o Colégio Positivo – Londrina ganha iluminação laranja durante todas as noites do mês de dezembro.
A campanha, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), orienta a população a manter hábitos adequados de proteção solar e visitar regularmente o dermatologista para obter uma avaliação especializada. Além disso, após dois anos com atendimentos exclusivamente on-line, a SBD volta a realizar consultas presenciais e gratuitas para a prevenção do câncer da pele, em cerca de 100 postos de atendimento espalhados por todo o país. A presidente da SBD-PR, Paula Schiavon, reforça a importância de ações como essa. “Os efeitos acumulados do sol começam a surgir a partir dos 40 anos, por isso é essencial campanhas que eduquem desde criança. Parcerias com escolas e instituições de ensino são fundamentais para cumprir esse objetivo”, destaca.
Cuidados
Quem tem pele e olhos claros está mais vulnerável à ação dos raios solares, porém, todas as pessoas estão suscetíveis ao câncer de pele. Dentre as causas e os riscos para desenvolver a doença, destaca-se a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger do câncer de pele, a SBD recomenda: evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h; usar filtro solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo; usar chapéu, camiseta, óculos escuros e protetor solar; observar regularmente a própria pele, à procura de novas pintas ou manchas; consultar um dermatologista uma vez ao ano, pelo menos, para um exame completo.
Fonte: Divulgação