Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina abre a segunda fase da Fórmula Truck

Londrina abre a segunda fase da Fórmula Truck

terça, 17 de agosto de 2010

O Autódromo Internacional Ayrton Senna Londrina recebe mais uma vez a prova que marca a segunda fase da temporada de 2010 do Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck, o GP Aurélio Batista Félix. 

Depois da etapa mais concorrida da temporada em Interlagos, a F-Truck volta à Londrina, tradicional praça que recebe a categoria de caminhões desde o princípio de sua existência. É a 12ª vez que a Fórmula Truck corre no circuito londrinense, palco de grandes disputas da Fórmula Truck.

Sendo a etapa de abertura da segunda fase do campeonato que termina no dia 5 de dezembro em Brasília, DF, a corrida de Londrina é tida como um passo importante na disputa pelo título do 15º ano da Fórmula Truck

E é isso que espera o paulista Roberval Andrade (Scania) que marcou sua segunda vitória nesse ano em Interlagos e se colocou matematicamente na briga pela liderança do campeonato na etapa de Londrina. “Estamos mais aliviados porque entramos matematicamente na briga pela liderança do campeonato. A pista de Londrina é difícil para os caminhões mais pesados, mas pretendemos sair de lá mais próximo do líder, diz animado o representante do Sport Club Corinthians Paulista.”

Liderança

Nas duas primeiras posições, os pilotos da RM Competições Volkswagen continuam se mantendo imbatíveis na troca pela liderança do campeonato. Atualmente o paulista Felipe Giaffone lidera com 98 pontos, seguido de Valmir Benavides, também de São Paulo, com 97.

Os dois dividem a liderança do campeonato desde o início do ano. Giaffone que começou liderando com a vitória na etapa de abertura em Guaporé, depois veio Benavides quando venceu em Caruaru e agora novamente Felipe é o ponteiro depois que seu companheiro não marcou ponto na corrida de São Paulo.

Para Londrina, o líder se mostra tranqüilo, mas pondera que seus adversários já treinaram no circuito e conseguiram ótimas marcas. “Estamos num bom momento e Londrina me traz boas lembranças, mas sei que o Roberval andou forte nos treinos nessa pista. Nossa estratégia é chegar entre os três primeiros, diz vencedor do ano passado em Londrina.”

O paranaense Wellington Cirino, terceiro colocado na tabela, com 91 pontos é outro grande adversário para os pilotos da equipe de RM Competições comandada por Renato Martins. Uma das equipes que mais trabalham experimentando vários componentes e acertos, a ABF Competições Mercedes-Benz tem conseguido uma nítida evolução nos seus dois equipamentos.

Além de Cirino em terceiro no campeonato, seu companheiro Geraldo Piquet de Brasília, aparece em sexto dividindo a posição com o paulista Paulo Salustiano (Volvo) com 43 pontos.

Um dos mais temidos pelos ponteiros para a prova de Londrina é o piloto da casa, Leandro Totti (Mercedes-Benz) que ocupa a oitava posição no campeonato com 35 pontos e vem de um segundo lugar na prova de Interlagos.

Totti ao lado do goiano Leandro Reis (Scania) e do paulista Danilo Dirani (Ford) são apontados como os pilotos de grandes performances durante a temporada deste ano. Leandro Reis da Original Peças Competições Scania ocupa a quinta posição com 48 pontos, um segundo lugar no Rio e a melhor volta em São Paulo.

Danilo também não deixa por menos com uma pole e melhor volta no circuito de Jacarepaguá.

Leandro Totti diz que o fato dele ser de Londrina e conhecer a pista correndo de várias categorias regionais não faz muita diferença hoje. “Todos conhecem bem o circuito e a categoria está muito equilibrada. Estamos animados pelos últimos resultados e o acerto que conseguimos no meu caminhão. Mas sei que vai ser uma pauleira na disputa com os Ford e Volkswagen”, explica o londrinense Leandro Totti.

Classificação do campeonato após cinco etapas
:

1) Felipe Giaffone, 98 pontos; 2) Valmir Benavides, 97 pts.; 3) Wellington Cirino, 91 pts.; 4) Roberval Andrade, 72 pts.; 5) Leandro Reis, 48 pts.; 6) Geraldo Piquet e Paulo Salustiano, 43 pts.; 8) Leandro Totti, 35 pts.; 9) Renato Martins, 33 pts.; 10) Pedro Muffato e Beto Monteiro, 26 pts.; 12) André Marques, 23 pts.; 13) Danilo Dirani, 20 pts.; 14) Adalberto Jardim, 17 pts.; 15) Diumar Bueno, 16 pts.; 16) Débora Rodrigues, 14 pts.; 17) Fred Marinelli, 12 pts.; 18) Bruno Junqueira e José Maria Reis, 9 pts.; 20) José Cangueiro, 7 pts.; 21) João Maistro, 5 pts.; 22) Cristiano Da Matta, 4 pts.; 23) Anderson Toso e Vignaldo Fizio, 3 pts. e 25) Fabiano Brito, 1 ponto. 

Campeonato de Marcas:

1) Volkswagen, 230 pontos; 2) Scania, 177 pts.; 3) Mercedes-Benz, 176 pts.; 4) Volvo, 77 pts.; 5) Iveco, 42 pts. E 6) Ford, 33 pontos.

Fotos: Orlei Silva

Veja mais: Programação Fórmula Truck Londrina

Mais detalhes:

Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck - GP Aurélio Batista Félix Autódromo Internacional Ayrton Senna Londrina Data: 20 a 22 de agosto de 2010