Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Livro Um Cadinho de Prosa é lançado hoje (27) na Biblioteca Pública Municipal Livro Um Cadinho de Prosa é lançado hoje (27) na Biblioteca Pública Municipal

Livro Um Cadinho de Prosa é lançado hoje (27) na Biblioteca Pública Municipal

Monday, 27 de December de 2021

Lançamento acontece a partir das 17h30; obra reúne muitos contos e poesias em que o autor relata o que vivenciou, as pessoas que conheceu e os lugares que passou desde a infância até chegar à fase adulta

Divulgação

Francisco José Bortotti  lança hoje (27), o livro Um Cadinho de Prosa, obra que reúne muitos contos e poesias em que o autor relata o que vivenciou, as pessoas que conheceu e os lugares que passou desde a infância até chegar à fase adulta.

O lançamento do livro acontece a partir das 17h30 na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, na Av. Rio de Janeiro, 413. O evento é gratuito. É necessário se manter de máscara e respeitar o protocolo de saúde vigente. Um Cadinho de Prosa é uma mistura de contos e poesias sempre buscando o lado mais alegre da vida.

De acordo com a diretora de Bibliotecas, Leda Maria Araujo, o espaço tem condição de impulsionar as atividades culturais da cidade. “Quando surge um lançamento de um livro é importante lembrar  que a Biblioteca cumpre seu papel social e cultural na sociedade trazendo para dentro a comunidade externa em geral, escritores, artistas e leitores. É importante ressaltar que a Biblioteca está à disposição de toda população”, destacou.

O livro é escrito em linguagem simples e carregado de histórias lindas de vários personagens que marcaram a vida do autor. Também faz referência aos estados por onde passou, como em Minas Gerais, onde Francisco revela ter encontrado grandes belezas naturais e a descoberta daquela que é o seu grande amor.

Francisco José Bertotti traz a tradição italiana da família, onde sempre esteve no meio de histórias. Ele transformou as histórias em contos e poesia. Situações que viveu desde a infância e a origem rural até chegar ao ambiente urbano, na modernidade dos dias de hoje. Procurar escrever e relatar o que acontecia e o que vivenciou.

O livro também traz referências de grandes mulheres que fizeram parte de sua história e destaca a importância delas para o homem em formação. São para elas que Francisco dedica a maioria de suas poesias. Apaixonadíssimo por sua mãe, esposa e irmãs, posteriormente suas filhas e sobrinhas que fazem o autor se tornar o homem que é hoje.

O autor conta sobre sua chegada a cidade de Jundiaí do Sul, no interior do norte do Paraná, onde chegou com seus pais vindos de São Paulo no final da década de 1930.

A chegada em Londrina vem apenas quando o autor chega aos 18 anos. Na época, encontrou a cidade em pleno desenvolvimento, proporcionando um horizonte de oportunidades para um jovem recém chegado, que com muita dificuldade enfrentou os medos e a saudade da família em busca de viver os sonhos.

Fonte: N.Com