Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Livro desperta crianças sobre estereótipos de beleza

Livro desperta crianças sobre estereótipos de beleza

quarta, 08 de maio de 2013
Categoria

?A Casa dos Gatos Feios? é o novo livro infantil do professor da UniFil Leandro Henrique Magalhães, escrito em parceria com sua esposa, a enfermeira Maria José de Melo Prado Magalhães. O lançamento será no próximo sábado (dia 11), às 17 horas, no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.

Conta a história de uma menina que fica triste por se achar feia, até conhecer uma casa com quatro gatos, todos com algum tipo de ?problema?. Ao perceber como eram alegres e se divertiam, Isabela Daniela Maristela revê sua percepção sobre si mesma e muda o conceito sobre beleza. ?A partir de uma história que envolve uma garotinha, uma casa e alguns gatos, procurou-se demonstrar como conceitos como feio e bonito, normal e diferente, poder ser relativizados, e que sua percepção depende do olhar de cada observador?, explicam os autores na apresentação do livro.

Segundo Leandro Magalhães, a intenção é despertar nas crianças o pensamento sobre o respeito às diferenças, às diversidades. ?Mostrar que as qualidades individuais são mais importantes que as questões estéticas?, diz. Ele baseou-se em sua história pessoal nas referências aos animais. ?Temos 18 gatos em casa, todos retirados das ruas. E como no livro, um é vesgo, outro sem rabo, tem o manco e o gordo. Desenvolvemos a argumentação vendo o dia a dia dos bichos?, relata.

?A temática abordada é a fuga do estereótipo usual de beleza, a diversidade e o respeito à diferença, elementos fundamentais quando tratamos do tema Patrimônio Cultural?, acrescentam os autores no livro. O professor Leandro Magalhães é doutor em História, um estudioso da área de Patrimônio Cultural e coordena na UniFil o curso de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Identidades.

Vinculado ao Projeto Educação Patrimonial, é a terceira publicação de literatura infantil. Nas outras duas ? ?As Aventuras do Gato Caixeiro? ? o autor apresenta elementos da história de Londrina e do Norte do Paraná em passeios de um gato. ?O personagem resgata locais e fatos históricos, estimulando as crianças a conhecerem o patrimônio cultural?, explica. Fora do projeto, publicou o ?Livro de Pesquisa sobre as Fadas? em parceria com sua sobrinha Heloisa de Oliveira Prado, focado na cidade de Morretes (PR).

Com tiragem de 500 exemplares, para distribuição em escolas, ?A Casa dos Gatos Feios? é uma publicação integrante do Projeto Educação Patrimonial, patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura Municipal de Londrina. Tem apoio do INDESPE e da UniFil. Como não pode ser comercializado, quem comparecer ao lançamento terá acesso ao livro.

Fonte: Assessoria UniFil