Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Livro de Fernanda Magalhães é destaque em evento de fotografia

Livro de Fernanda Magalhães é destaque em evento de fotografia

segunda, 04 de julho de 2011
Categoria

A fotógrafa e artista londrinense, Fernanda Magalhães, lança seu livro Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance nesta terça (05/07), às 18h30, na Livraria Folha Seca (rua do Ouvidor, 37), no Rio de Janeiro. Antes do lançamento, às 17h, ela participa de visita guiada na exposição “Eu me desdobro em muitos – A autorrepresentação na fotografia contemporânea”, no Centro Cultural Banco do Brasil. Os dois eventos integram a programação do FotoRio 2011 ? Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.
 

O trabalho de Fernanda Magalhães tem conquistado destaque na exposição dentro da programação do FotoRio 2011. O curador do evento, o fotógrafo e pesquisador Milton Guran, afirmou à Veja Rio que a fotógrafa é a precursora no Brasil da produção de trabalhos em autorrepresentação na área da fotografia.
 

O livro é resultado da tese de doutorado apresentada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 2003 a 2008. O livro contém um memorial da artista, em que ela faz um percurso pelas séries de trabalhos que levaram à tese e aos registros de performances com fotografias, desenhos e textos da fotógrafa e dos participantes das ações.
 

A autora explica que seu trabalho nasceu das lembranças de sua infância com o pai, o jornalista Antonio Vilela de Magalhães, e também de dois trabalhos desenvolvidos em 2002 – Impressões da Memória e A Expressão Fotográfica e os Cegos. Os desdobramentos desses trabalhos e de sua memória de infância resultaram na proposição, que traz alguns de seus trabalhos performáticos realizados com grupos diversos. Segundo ela, uma expansão de seus trabalhos anteriores.
 

Juntamente com o livro, o site http://www.fernandamagalhaes.com.br/ faz parte do projeto como parte multiplicadora do trabalho. O livro foi viabilizado, através de recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e está à venda no valor de R$ 40.

Fonte: N.com