Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Livro “Calejadas Memórias” será lançado nesta sexta-feira

quinta, 29 de agosto de 2019

O jornalista e escritor, Mário Fragoso irá lançar o livro “Calejadas Memórias”, na sexta-feira (30), às 20h, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, na avenida Arthur Thomas, 342. Hoje(28), às 19h30 e às 20h30, o autor irá realizar rodas de conversa na Escola Municipal Garcia Villar, localizada na rua Pitangueiras, 209.  Na quinta (29), a mesma ação será feita, às 11h,  no Colégio Estadual Professora Maria do Rosário Castaldi, na avenida Arthur Thomas, 1181. Ainda na quinta, às 14 horas, também irá receber a conversa, o Ceebja Centro, que fica na avenida São Paulo, 294, às 14h.

Livro “Calejadas Memórias” será lançado nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

O livro, que recebe patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura(SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC),  será vendido a R$25. Após o lançamento, será distribuído para 25 escolas estaduais e também serão doados exemplares para trabalhadores da construção civil, para as bibliotecas municipais, para os espaços culturais e para a própria SMC.

“Calejadas Memórias” – A estória tenta resgatar a vivência de cidadãos comuns que, pela visão do autor, tiveram suas narrativas apagadas. O livro vem recuperar a vivência dos “dieli”, palavra que significa contador de histórias na cultura mandinga. Com cerca de vinte personagens, o autor traz um registro de memórias de cidadãos e trabalhadores, suas idas e vindas, derrotas e sucessos, além de trazer a memória dos migrantes, que em busca de dignidade pessoal e social se deslocaram de seus lugares de origem.

A obra é um híbrido entre a literatura e o jornalismo, pois ao pautar o tema de uma forma antropológica social, dá ao trabalhador manual, o cidadão comum, as rédeas do protagonismo de sua história e nesse processo,  acaba dando visibilidade aos invisíveis, humanizando estes personagens.

Sobre o autor – Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mario Fragoso é repórter, ator, produtor cultural da Vila Cultural Cemitério de Automóveis e Coordenador do Festival Literário de Londrina, desde 2017, além de participar de projetos de incentivo à leitura, objetivo principal da ONG Atrito Arte.

Fonte: Prefeitura de Londrina