Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Lançamento do livro sobre o maestro Othonio Benvenuto na Semana do Café

Lançamento do livro sobre o maestro Othonio Benvenuto na Semana do Café

quinta, 25 de maio de 2017
Categoria

Benvenuto foi maestro da OSUEL até 1988

Lançamento do livro sobre o maestro Othonio Benvenuto na Semana do Café - LondrinaTur

Dentro da programação da Semana do Café, será realizado hoje, às 20 horas, no Museu Histórico de Londrina, o lançamento do livro “Othonio Benvenuto: compassos de uma vida” do Prof. Josgisnei de Rezende, professor da rede estadual de ensino. O livro traça a biografia e trajetória do Maestro Othonio Benvenuto, músico muito conhecido na década de 80, pelo grande trabalho executado frente à da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) e do Departamento de Música do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). O livro segundo Jorgisnei é todo baseado em entrevistas feitas pessoalmente com o Maestro e também através de pesquisas na Universidade e nos meios de comunicação.

Benvenuto foi maestro da OSUEL até 1988, quando ocorreu a divisão entre a seção de música coral e a de música instrumental. A partir da década de 90, dedicou-se exclusivamente à docência, inclusive participou da criação do Departamento de Música do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) – licenciatura plena. Além disso, fundou também o Coro Municipal de Arapongas, que regeu por três anos. Em reconhecimento as diversas contribuições que deixou por onde viveu, o maestro recebeu o título de cidadão honorário das cidades do Rio de Janeiro, Londrina, Arapongas, e Gurupi (Tocantins).

Segundo o autor, a biografia começou a ser produzida em 2009, com pedido pessoal de Benvenuto para organizar a biografia. O autor relata que teve aulas com o maestro no curso de Música do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), e cantou no Coro Madrigal de Londrina, regido pelo maestro. "Ele foi meu mestre. Meus pais também cantaram com ele", lembra. O livro é organizado em 34 capítulos e dividido em quatro temáticas, conforme as regiões em que o maestro Benvenuto viveu. A primeira parte é a região Nordeste, e retrata o período do nascimento do maestro (1925), na cidade de Jardins, no Ceará, até 1940. A segunda é a Sudeste – período de 1940 a 1973 – em que ele viveu no Rio de Janeiro.

O evento é aberto ao público. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). 

Fonte: Divulgação