Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Kinoarte divulga programação completa do Kinoclube 2011 Kinoarte divulga programação completa do Kinoclube 2011

Kinoarte divulga programação completa do Kinoclube 2011

Friday, 06 de May de 2011
Categoria:

A Kinoarte divulgou nesta semana a programação completa do Kinoclube, projeto de exibição que desde 2006 traz a Londrina filmes raros e independentes.

A programação inclui ciclos a nomes representativos do cinema brasileiro, como o diretor de fotografia Dib Lutfi, os cineastas Andrea Tonacci e Rogério Sganzerla, e o realizador mineiro Cao Guimarães.

?Há uma série de filmes brasileiros que permanecem desconhecidos, filmes em que acreditamos, filmes que não estão disponíveis, que raramente chegam à tela grande, sala escura. Ver esses filmes em série, com um grupo de pessoas, em uma pequena sala de cinema, permite uma relação mais próxima?, avalia um dos coordenadores do projeto, o produtor Bruno Gehring.

O projeto começou no mês passado exibindo três filmes de Jim Jarmusch, um dos cineastas americanos mais cultuados nos anos 1980.

Em maio serão exibidos três filmes dessa mesma cinematografia, mas agora localizados nos anos 1970: ?O Espantalho?, de Jerry Schatzberg, clássico underground com Al Pacino e Gene Hackman; ?Terra de Niguém?, de Terrence Malick (filme que inspirou o argumento de ?Assassinos por Natureza?, escrito por Quentin Tarantino), e ?A Conversação?, filme não muito conhecido de Francis Ford Coppola, uma espécie de comentário ao clássico ?Blow Up?, de Michelangelo Antonioni.

Na programação do Kinoclube há também espaço para cineastas pouco difundidos no Brasil, como o tailandês Apichatpong Weerasethakul (vencedor da Palma de Ouro em Cannes no ano passado), um ciclo composto por filmes contemporâneos (Hou Hsiao-hsien, Olivier Assayas, Antonio Campos, Pablo Stoll), além de duas noites em homenagem a Bob Dylan.

?O projeto Kinoclube tem como objetivo ampliar a relação que alguns londrinenses têm com o cinema. Na Mostra Londrina de Cinema e principalmente na Kinoarte Mostra Curtas a idéia central é formar público para filmes brasileiros e contemporâneos. Já no Kinoclube não ? o foco dele é mesmo para quem já tem uma base e pretende dar continuidade a essa escolha?, explica um dos coordenadores do projeto, o fotógrafo Guilherme Gerais.

As sessões do Kinoclube serão realizadas todas as quintas, a partir das 20 horas, no Espaço Orlando Vicentini da Vila Cultural Kinoarte (Rua Paraíba, 331, Centro, fone 43 3026 6932), com entrada franca.

O Kinoclube tem patrocínio do projeto Cine Mais Cultura (MinC), da Prefeitura de Londrina (por meio do apoio à Vila Cultural), apoio da Revista Taturana e do Studio Imaje. A coordenação é dos integrantes da Kinoarte: Bruno Bergamo, Bruno Gehring, Felipe Augusto, Guilherme Gerais e Rodrigo Grota. 

Fonte: Kinoarte

Mais detalhes:

Kinoclube Entrada franca. Horario: 20h Local: Espaço Orlando Vicentini da Vila Cultural Kinoarte - Rua Paraíba, 331 Fone: 43 3026 6932