Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
KinoArte desenvolve oficinas audiovisuais gratuitas

KinoArte desenvolve oficinas audiovisuais gratuitas

quarta, 22 de julho de 2020
Categoria

Dentre as atividades oferecidas, há cursos gratuitos de “Desenho de Som” e “Figurino no Audiovisual”

Divulgação

O Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, KinoArte, está produzindo desde maio diversas oficinas audiovisuais gratuitas ao público. As aulas ocorrem através da plataforma de videoconferências, Zoom Meetings. Neste mês um curso sobre “Desenho de Som” e outro com foco em “Figurino no Audiovisual” estiveram com vagas abertas. As inscrições para ambos, porém, já foram encerradas. O KinoArte possui patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Todas as oficinas possuem como ministrante algum profissional de destaque na área do audiovisual, que tenha morado, passado ou estudado em Londrina. De acordo com o coordenador do KinoArte, Bruno Gehring, o projeto é uma forma de apresentar o trabalho destes personagens ao público. “Conhecimento é importante. O audiovisual é uma linguagem inevitável que está dominando o mundo digital. Queremos capacitar, tecnicamente, as pessoas para que elas possam se expressar e trabalhar neste ramo. É uma área que gera muito emprego. Julgo como importante para a cidade poder oferecer, gratuitamente, estas oficinas. Além disto é possível apresentar o trabalho de muitas pessoas que têm relação com Londrina e que bastante gente ainda não conhece”, ressaltou.

Entre esta quarta (22) e quinta-feira (23), portanto, das 18h30 às 21h, será realizada uma oficina de “Desenho de Som”, com o professor Otávio Santos. O objetivo é apresentar a importância deste conteúdo para a produção de um filme, bem como oferecer uma imersão criativa dentro da área de efeitos sonoros. Santos é formado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e possui Especialização em Trilha Sonora para Cinema e TV na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). O profissional já executou trilhas sonoras em filmes de longa-metragem e trabalha na composição e no arranjo dos temas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, desde 2011.

Já neste sábado (25), das 14h às 18h, a turma de “Figurino no Audiovisual” irá dar início às suas atividades. Para esta oficina estão previstas quatro aulas semanais durante todos os sábados, até 15 de agosto. Ministrado por Luana Felipe, o curso perpassa pelo universo do departamento de figurino, expondo as áreas de atuação no mercado de trabalho e as características para ser bem sucedido neste ofício. Luana é graduada em Design de Moda, também pela UEL, e é conhecida por contribuir nas seis temporadas da série “Vikings”, na novela “Amor à Vida” e em diversos outros projetos cinematográficos de alta relevância.

As inscrições para estas duas oficinas já foram encerradas, porém para os meses de agosto e setembro estão sendo preparados um curso de Gaffer, com o técnico Luiz Rossi, e um curso de Direção de Arte, com a profissional Guta Carvalho. A data e o horário, bem como a abertura das inscrições para ambas as turmas, ainda não foram divulgados. Clique aqui para ficar por dentro do início destas atividades. Geralmente cada oficina dispõe entre 40 a 60 vagas e após a conclusão das aulas há a emissão de um certificado para os participantes.

O Instituto – O KinoArte foi fundado em 2003 e possui como objetivo disseminar assuntos relacionados ao universo cinematográfico, para a população londrinense. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Instituto estão a produção e exibição de filmes, além da realização de oficinas e cursos direcionados ao público. O grupo ainda produz, anualmente, o Festival KinoArte de Cinema.

Fonte: N.Com