Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Jovens com 25 anos ou mais já podem agendar a vacina contra Covid-19 Jovens com 25 anos ou mais já podem agendar a vacina contra Covid-19

Jovens com 25 anos ou mais já podem agendar a vacina contra Covid-19

Wednesday, 18 de August de 2021

Cerca de 12.500 pessoas estão aptas para selecionar o dia e local de vacinação; ainda restam 6.200 vagas disponíveis para o agendamento até domingo à noite

Foto: Vivian Honorato

Na manhã desta terça-feira (17), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), autorizou a vacinação contra Covid-19 para os jovens de 25 e 26 anos. A novidade agora é a “Balada da Vacina”, que vai disponibilizar 36 horas seguidas, para a aplicação das doses do imunizante contra o coronavírus. A “festa” da vacina começará no sábado (21), às 7h, e terminará no domingo (22), às 19h, no Centro de Imunização na Zona Norte, que fica na Rua Luiz Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind.

Foto: Vivian Honorato

A população, que tem a partir dos 25 anos, já pode agendar um dia e horário para receber o imunizante e participar da festa da vacina. Para isso, basta acessar o site exclusivo da vacinação (www.londrina.pr.gov.br). Após a escolha do dia, horário e local, é preciso imprimir o comprovante com o QR-Code e levá-lo junto com o documento pessoal e o comprovante de residência atualizado. Quem não tiver acesso à internet ou a um computador pode procurar uma das escolas municipais de Londrina, pois todas as unidades estão aptas para ajudar a população. A lista completa com os endereços e telefones das escolas está disponível aqui. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, em Londrina, há 12.556 pessoas nessa faixa etária, sendo que ainda restam mais de 6.200 vagas disponíveis para o agendamento. Somente na Balada da Vacina, a SMS vai disponibilizar 5.200 dessas vagas. “Nossas equipes vão preparar um ambiente todo especial para receber os jovens, com 36 horas de vacina ininterruptas. Nessa ação, esperamos vacinar mais de 5 mil jovens, dentro de um clima agradável e trazendo a humanização para esse momento especial. Buscamos alternativas, formas lúdicas e temáticas de atrair os jovens”, disse Machado.

Foto: Vivian Honorato

O anúncio da ampliação das idades ocorre mediante o envio de quase 13 mil doses de imunizantes, destinadas à primeira dose e,  segundo Machado, a expectativa é que mais imunizantes cheguem a Londrina nos próximos dias. “Isso vai nos permitir mais um avanço na ampliação da faixa etária. Não conseguimos prever até que idade conseguiríamos chegar, porque as informações em relação ao número de vacinas sempre são fornecidas um pouco antes da confirmação com parte do Governo do Estado”, lembrou o secretário de Saúde.

Cadastramento – Atualmente, está aberto o cadastramentos dos jovens com 18 anos ou mais. Porém, já existe a orientação do Ministério da Saúde (MS) para a aplicação das doses da Pfizer, nos jovens com idades entre 12 e 17 anos. Uma nota técnica do Governo Federal deve ser publicado sobre o assunto, nos próximos dias. O Município de Londrina pretende começar o cadastramento e a posterior vacinação nos jovens com menos de 18 anos, que tenham comorbidades. “Como estamos avançando cada vez mais na vacinação da população em geral se aproxima evidentemente a hora de cadastrar os jovens de 12 a 17 anos e a nossa equipe já está fazendo todo o levantamento, para quando for o momento, a gente disponibilize essa ferramenta para a população”, explicou.

Foto: Vivian Honorato

Locais de aplicação da vacina – Além do Centro de Imunização Norte, há outras cinco salas de vacinação contra Covid-19. São elas: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim do Sol, Alvorada, Eldorado, Ouro Branco e Vila Casoni. A lista de endereços está disponível na página da SMS.

Além da população com idade igual ou superior a 25 anos, Londrina também está vacinando contra Covid-19 pessoas acima de 18 anos que integram todos os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização. São eles: profissionais e trabalhadores de saúde, forças de segurança e salvamento; pessoas com comorbidades; professores e trabalhadores da Educação e Assistência Social; trabalhadores dos transportes coletivo, rodoviário e aéreo; população em situação de rua; e os caminhoneiros.

Dúvidas – Aqueles que fizeram o cadastro para a vacina, mas estão com alguma dúvida podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde. Basta enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato através das redes sociais da SMS, como o Instagram (@saudelondrinaoficial) e o Facebook (clique aqui), informando o CPF e descrevendo a situação. Quem preferir pode telefonar para o (43) 3372-9449/ 3372-9450/ 3372-9431, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: N.Com