Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
José Maschio e Luiz Taques lançam ?Livro-reportagem?, nessa sexta (18)

José Maschio e Luiz Taques lançam ?Livro-reportagem?, nessa sexta (18)

quinta, 17 de outubro de 2013
Categoria: noticia

Livro, com reportagem investigativa, disserta sobre os desmandos políticos e eleitorais do País, refletindo o “modus operandi” da politicagem nacional

O livro “Crônica de uma grande farsa”, dos repórteres José Maschio e Luiz Taques, que será lançado nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, em Londrina, é uma investigação jornalística sobre políticos e partidos políticos do vizinho estado de Mato Grosso do Sul. Mas pode ser considerada uma síntese do fazer político partidário no Brasil. Está lá, no livro, por exemplo, o uso de partidos de aluguel, no caso os nanicos PRTB e PT do B, para o jogo sujo da compra de votos, da farsa eleitoral contra adversários para proveito de um partido maior, no caso, o PMDB do governador André Puccinelli.

Mas o livro de Maschio e Taques mostra muito mais: mostra o uso de caixa dois em campanha, a internação de dinheiro em época eleitoral, o troca-troca de partidos para fins de arranjo entre correligionários e a incrível ascensão financeira de empresas laranjas, criadas exclusivamente para disputar licitações viciadas, em que o jogo está marcado desde seu início. Se a imprensa for a fundo, irá descobrir que, provavelmente, no Paraná essa prática não é muito diferente. Aliás, esse modus operandi da corrupção em licitações é uma praga nacional. Aqui mesmo na região, no escândalo que ficou conhecido como Ama/Comurb, que resultou na cassação do ex- prefeito de Londrina, Antônio Belinati e em Maringá, no caso Paolichi, são exemplos disso.

E, como todo esquema criminoso, esse tipo de organização para fazer da política um grande comércio tem seus chefes, os despachantes, os operadores e aqueles que fazem o jogo sujo do poder. Esse esquema, que transformou as campanhas eleitorais no país em objeto de noticiário policial e não do caderno de Política, é desnudado pelo trabalho dos dois repórteres. Um trabalho que reafirma a necessidade constante da investigação jornalística na imprensa nacional.

Divulgação

Mais detalhes:

?Crônica de uma grande farsa? - Lançamento Autores: José Maschio e Luiz Taques Lançamento: dia 18 de outubro (sexta-feira) Preço: R$ 30,00 Local: Biblioteca Municipal de Londrina (rua Rio de Janeiro, 413 Horário: A partir das 19 horas