Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Jogos Escolares começam em 17 cidades do Paraná

Jogos Escolares começam em 17 cidades do Paraná

quarta, 22 de maio de 2013

Dentre todas as 17 aberturas de Fase Regional dos 60º JEPs ocorridas nesta noite de segunda-feira em todo o Estado do Paraná, o Secretário do Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, esteve presente na cerimônia realizada no Ginásio de Esportes Alceu Roque Devitte, em Mamborê, que abriu a disputa entre os estabelecimentos de ensino da Regional ?7?, envolvendo 40 instituições de 13 municípios. A festividade contou com a presença de um ótimo público.

Em seu discurso, Roman enfatizou a necessidade de se oportunizar o esporte, através da realização de competições, principalmente aos municípios considerados de pequeno porte, observado os números populacionais, como é o caso de Mamborê. “Pensamos na prática esportiva muitas vezes como um processo biológico, pelos seus benefícios físicos, pelo caráter científico do todo. Quando organizamos e realizamos um evento esportivo, temos em vista seu efeito midiático, social e político, pelo caráter do espetáculo, de ensinar, repassar e aplicar as regras desse jogo da vida a quem ainda esta aprendendo. Pensamos sempre na funcionalidade, nas engrenagens, no processo. Esquecemos, e erramos sim algumas vezes, a essência primordial lúdica desse evento. A quem se faz e, mais do que isso, a quem faz isso acontecer. Esquecemos que esses jogos, para muitas dessas crianças, é o primeiro passo de encontro a um sonho?.

O governador em exercício e secretário da Educação, Flávio Arns, esteve presente. Antes da abertura, ele compareceu ao colégio Antônio Garcez Novaes, onde reinaugurou o ginásio de esportes que será utilizado durante as disputa s dos JEPs. Flávio Arns, na abertura dos JEPs, saudou a todos em nome do governador Beto Richa. Disse também que o esporte tem que ganhar cada vez mais espaço e sendo cada vez mais prestigiado pelo atual governo.

Flávio Arns reforçou o total apoio do Governo do Estado ao esporte e afirmou que a intenção é promover outras competições, para ?a retomada de índices no esporte paranaense?. ?Para isso, o esporte na escola é essencial?, disse. A abertura da segunda etapa da 60.ª edição dos Jogos Escolares do Paraná aconteceu simultaneamente nas cidades participantes.

A fase regional faz parte da 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, que é realizado pela Secretaria do Estado da Educação, organizado pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fonte: COM/SEES