Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Jogos de Aventura e Natureza terão etapa em Londrina

Jogos de Aventura e Natureza terão etapa em Londrina

quarta, 31 de maio de 2023
Categoria

A cidade vai receber circuito de eventos dos Jogos de Aventura e Natureza, com disputas em dez modalidades, além do Festival da Família e Jogos Indígenas

A partir desta quinta-feira (1°), Londrina vai sediar a primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) 2023, o JAN Norte. O circuito de eventos contará com dez modalidades, além da cerimônia de abertura no sábado (3), agregando o Festival da Família e os Jogos Indígenas. O JANs é organizado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (SEES), e será realizado na cidade em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Esta é a quarta edição dos Jogos de Aventura e Natureza, lançados em 2019. E será o segundo ano consecutivo que Londrina recebe o JAN Norte, tendo sido palco da competição pela primeira vez em 2022. Ao todo, o JANs irá envolver 45 modalidades de esportes disputados na terra, água e ar, além de eventos de recreação, oficinas esportivas e apresentações culturais.

De 1 a 7 de junho, Londrina será o palco de diversos torneios esportivos nas modalidades de beach tennis, futebol americano, futevôlei, punhobol, kart de pista, patinação, cross games (competição de crossfit), skateboard e maratona. Além disso, será introduzida pela primeira vez a nova modalidade futebol x1, que consiste em um jogo de futebol com apenas um jogador de linha e um goleiro em cada time.

A etapa Norte do JANs será realizada em mais quatro municípios do norte do Paraná e todas as modalidades disputadas por região podem ser conferidas no portal dos JANs.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, contou que a organização dos Jogos e divisão dos locais de esporte foram feitos em conjunto pela FEL com o Paraná Esporte. “Definimos as diretrizes, as datas e os locais dos Jogos. Os municípios foram divididos para cada modalidade e Londrina está muito bem preparada para ser palco desta competição, que vem para movimentar a cidade e o nosso esporte”, declarou.

Nos dias 3 e 4 de junho, além das competições esportivas, ocorrerá o Festival da Família, com a cerimônia de solenidade e a abertura oficial dos Jogos de Aventura e Natureza no sábado (3). O evento será no Aterro do Lago Igapó, com início às 9h nos dois dias, e contará com atividades de esporte e recreação para todas as idades. A entrada é gratuita e aberta ao público geral.

Nas quadras, serão disputados jogos de diferentes esportes, como mini vôlei, mini futebol, bets, frescobol, pingue-pongue e outros. Haverá também partidas de jogos de mesa, como damas e dominó; além de oficinas esportivas de patinação, rugby e punhobol. No palco principal, o público poderá curtir as atividades de dança com fitdance e kangoo jump, gincanas familiares com show de talentos e desafios, apresentações de ginástica rítmica e música ao vivo.

No mesmo final de semana, simultaneamente com o Festival da Família, os Jogos Indígenas estarão no Aterro do Igapó. São previstas dez modalidades de jogos tradicionais indígenas, apresentações culturais, pintura corporal e exposição de artesanatos produzidos por artistas indígenas. Essa programação envolverá as comunidades da Aldeia Água Branca e da Terra Indígena do Apucaraninha, e outras etnias convidadas de diferentes regiões do país.

Além de Londrina, os jogos do JAN Norte serão realizados em Sertanópolis, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul. O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da SEES, Tiago Campos, explicou que a realização dos JANs em diferentes regiões do Paraná é uma forma do esporte movimentar a economia e o turismo local. “Será uma grande ação, que foi encomendada pelo secretário e pelo governador do Paraná, com o objetivo de utilizar o esporte como editor do turismo, gerador de empregos, renda e desenvolvimento econômico. Aproveito para convidar toda a comunidade para prestigiar esse evento e se divertir em suas muitas atrações”, afirmou.

Os JANs seguem para suas próximas fases ao longo deste ano em outros pontos do estado. Em julho, o JAN Festival de Inverno estará em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba. O JAN Corredor das Águas será em setembro e outubro, nos municípios de Porto Rico, São Pedro do Paraná, Paranavaí, Marilena, Maringá e Terra Rica. Por fim, o JAN Angra Doce será disputado em outubro, nas cidades de Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi.

Programação – Abrindo a programação do dia 1° de junho a domingo (4), os torneios de beach tennis serão realizados na Arena Go Beach, na Rua Shigueyasu Ymagawa, 167, Gleba Fazenda Palhano. A modalidade punhobol também começará seus jogos no dia 1°, retorna no dia 2 e, depois, do dia 5 a 7, e será disputada nas escolas estaduais da cidade.

O futebol americano terá jogos sábado (3) e domingo (4) no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), localizado na Avenida Jorge Casoni, 1.900, centro. Nos mesmos dias, serão disputadas as partidas do futevôlei e do futebol x1 nas quadras da Villa 10, na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano, 2170.

Ainda neste fim de semana, as corridas de kart de pista serão realizadas no Kartódromo Londrina, na Avenida Henrique Mansano, 1.215, Jardim Santa Mônica. Por fim, nessas mesmas datas, haverá competição de skate na Pista MRV na Cidade Industrial II.

Sábado (3), o local de disputa dos cross games será a Academia Kitsune, na Rua Bartirá, 220, Conjunto Novo Antares. Já a maratona ocorre domingo (4), no entorno do Lago Igapó, juntamente com a patinação, que terá suas atividades no Aterro.

Fonte: N.Com