Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Cerimônia de abertura marca o início dos Jogos Abertos do Paraná

Cerimônia de abertura marca o início dos Jogos Abertos do Paraná

terça, 25 de setembro de 2018

Disputas começaram no sábado e serão realizadas em diversos espaços esportivos da cidade; programação está no Facebook da FEL

Uma cerimônia que levou muita energia aos atletas que vão competir nos diversos espaços esportivos da cidade, até o dia 30 de setembro, marcou o início dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs). O evento volta a Londrina depois de 22 anos e reúne mais de quatro mil atletas e dirigentes de 73 municípios do Estado. A abertura contou com apresentações culturais e o desfile das delegações. O ponto alto foi o momento em que a pira olímpica foi acesa. No final de semana já começaram as disputas. Toda a programação das equipes londrinenses está disponível no Facebook da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Durante todo o evento de abertura dos Jogos Abertos do Paraná as apresentações animaram os atletas e a plateia. O projeto de ballet Talita Cumi e a equipe de ginástica rítmica da Unopar foram as atrações do pré-show. A banda londrinense Master Keys assumiu a cerimônia antes da solenidade oficial e deu o tom do rock and roll até o final da festa. Os atletas desfilaram no Moringão e fizeram o juramento de lealdade e comprometimento dos JAPs, proferido pela ginasta londrinense Heloísa Bornal.

Em seguida veio o momento mais emocionante da noite. A homenagem ao professor de educação física Reynaldo Ferraz Ramon, londrinense idealizador dos Jogos Abertos há 61 anos. Sua esposa, Jusy Ferraz Ramon, foi chamada ao palco e recebeu todo o reconhecimento dos atletas e organizadores dos Jogos. A atleta de Londrina do arremesso de peso Lívia Avancini conduziu a tocha pelo ginásio e, juntamente com o filho do professor, também chamado Reynaldo e de Jusy, acendeu a pira olímpica.

Lívia Avancini conduziu a tocha pelo ginásio durante abertura de Jogos Abertos do Paraná

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, lembrou de toda a luta para que o esporte de Londrina voltasse a ser protagonista. “Já prefeito eleito, antes de assumir a prefeitura, fui junto com o Madureira à Câmara para pedir aos vereadores que dobrassem o orçamento previsto para o esporte. Entendemos a sua importância e temos investido em toda a estrutura esportiva na cidade. Londrina não recebia os Jogos Abertos há mais de vinte anos. Espero que a estadia de vocês aqui seja muito boa. Convido todos a conhecerem nossas coisas boas e também se apaixonarem pela maravilhosa cidade que é Londrina”, disse.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, deu as boas-vindas aos visitantes. “Já fui atleta como vocês, já fui técnico e agora estou presidente da Fundação. Sei da importância dos Jogos para a formação não só de bons atletas, mas também de boas pessoas. Agradeço imensamente ao governo do Estado que confiou na FEL para organizar o Juventude em 2017 e agora os Jogos Abertos. Um obrigado especial à equipe da Fundação de Esportes que não tem medido esforços para que o evento seja um sucesso. Sejam todos muito bem-vindos e desfrutem dos Jogos Abertos em Londrina”, pontuou.

O secretário estadual de Esporte e Turismo, João Barbieiro, ressaltou o alto nível da competição. “Vamos reunir aqui nestes dez dias de Jogos Abertos a elite dos atletas do Paraná. São os melhores do Estado que estão aqui para disputar o primeiro lugar no pódio em 20 diferentes modalidades. Nosso desejo é que vocês estendam a excelência que vocês têm no esporte para todas as áreas da vida de vocês. Parabéns à Londrina que volta a receber os jogos depois de 22 anos e bons Jogos a todos”, concluiu.

Os Jogos Abertos do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado do Esporte e Turismo, e da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina.

Fonte: N.Com