Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Ivan Oliveira expõe releituras na Biblioteca Pública Municipal Ivan Oliveira expõe releituras na Biblioteca Pública Municipal

Ivan Oliveira expõe releituras na Biblioteca Pública Municipal

Tuesday, 22 de March de 2016
Categoria:

Foto: Edsley Saito

Seis pinturas em óleo sobre tela reproduzem trabalhos de Degas, Waterhouse e Caravaggio; a entrada é gratuita

A Biblioteca Pública Municipal “Pedro Viriato Parigot de Souza” recebe até 15 de maio a exposição de releituras elaboradas pelo artista plástico Ivan Oliveira. Os seis trabalhos, feitos com a técnica óleo sobre tela, são inspirados nos movimentos estéticos Barroco, Simbolismo e Impressionismo, e reproduzem pinturas de Caravaggio, Waterhouse e Degas. A Biblioteca está localizada na avenida Rio de Janeiro, 413, e a entrada é gratuita. 

Segundo Ivan Oliveira, a escolha dos artistas se deu pela complexidade das obras, sendo que algumas das reproduções levaram meses para serem finalizadas. “Trabalhos destes estilos, que são o barroco, do século XVI, simbolismo, século XVIII, e impressionismo, do século XVIII, são complexos e de difícil acesso nos dias de hoje. A exposição é uma oportunidade, principalmente aos jovens e estudantes, para conhecerem e terem contato com esses estilos”, explicou.

Oliveira afirmou ainda que, diferentemente dos artistas modernos e contemporâneos, antigamente os pintores eram responsáveis até mesmo por fabricar as tintas utilizadas nas telas. “Eram artistas completos, conhecedores de várias ciências, que fizeram trabalhos grandiosos e muito difíceis de reproduzir. Caravaggio, por exemplo, era muito meticuloso, trabalhava muito com a técnica chiaroscuro, destacando o claro através do escuro. Uma pintura dele chega a ter mais detalhes do que uma fotografia”, frisou.

A Biblioteca Pública Municipal fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e em três sábados de cada mês, das 8 às 13 horas.

Fonte: N.Com