Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Importantes nomes no Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária

quarta, 23 de junho de 2010
Categoria: noticia

Depois de 32 anos sem vir a Londrina ? na última vez, nos tempos bicudos da ditadura, ele veio participar de um Encontro de Jornalismo promovido por estudantes da UEL e deu uma palestra que lotou o Teatro Filadélfia ? o jornalista Raimundo Pereira volta para fazer, na próxima quarta-feira, 23, a conferência de abertura do I Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária, que será realizado na UEL.

Para os jovens jornalistas de então, de uma Londrina que era, à época, uma espécie de capital nacional da oposição política ao regime militar, Raimundo Pereira era um mestre a ser ouvido. Ele não apenas tinha participado, no fim dos anos 60, dos primeiros tempos de dois dos mais inovadores veículos do jornalismo brasileiro ? as revistas Realidade e Veja ? como foi editor dos jornais alternativos mais importantes do Brasil, Opinião e Movimento.

Agora, Pereira dedica-se à comunicação popular ? é editor da revista Retrato do Brasil ? e é sobre essa experiência que vem falar na conferência marcada para as 20 horas do dia 23, no anfiteatro do CESA. Não deixará, também, de transmitir sua visão do atual momento nacional e mundial, pois se trata de um bem informado analista político e econômico.

I Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária

O I Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e coordenado pelo professor Rozinaldo Antonio Miani, do Departamento de Comunicação da UEL.

O evento será desenvolvido de 23 a 25, através de reuniões de grupos de trabalho, relatos de experiências e mesas redondas. As atividades serão realizadas no anfiteatro do CESA e nas salas de aula do CECA.

Estarão presentes representantes de muitos projetos de comunicação popular e comunitária em andamento pelo Brasil, como gente do MST, do Coletivo Intervozes, da Abraço (associação de rádios comunitárias), da Oficina de Atores da Cidade de Deus (no Rio de Janeiro), do Jornal Brasil de Fato, de São Paulo, e da Rádio Favela, de Minas Gerais.

Além de Raimundo Pereira, outra presença de destaque no Simpósio será a de Cicília Maria Peruzzo, uma das principais pesquisadoras do setor. Docente da Universidade Metodista de São Paulo, Cicília Peruzzo participará da mesa-redonda de encerramento, às 19h30 do dia 25, sobre ?Os desafios da pesquisa em Comunicação Popular e Comunitária?.   Até o dia 21, as inscrições para o Simpósio poderão ser feitas pelo site http://www.uel.br/grupo-pesquisa/ncp. Depois, só no decorrer do próprio evento.  

Veja mais: Programação do I Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária

Fonte: Agência UEL de Notícias

Mais detalhes:

I Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária Data: de 23 a 25 de junho de 2010 Local: Universidade Estadual de Londrina - UEL - Anfiteatro do CESA e CECA Contato: 43 3371-4328 Site: http://www.uel.br/grupo-pesquisa/ncp/