Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Haruo Ohara Haruo Ohara

Haruo Ohara

Friday, 16 de April de 2010
Categoria:
Haruo Ohara foi um fotógrafo nipo-brasileiro que viveu em Londrina e tornou-se conhecido por suas fotografias. Após imigrar com a família para o Brasil em 1927 ele trabalhou como colono numa fazenda de café no interior de São Paulo e em 1933 transferiu-se para as terras adquiridas no norte do Paraná, onde a cidade de Londrina estava nascendo. Após adquirir uma câmera fotográfica de um amigo, Ohara começa a experimentar e estudar livros sobre fotografia, levando sempre consigo a câmera em suas andanças.
Sua obra começou a ser reconhecida a partir da década de 1970, e já em 1980 Ohara é homenageado pelo pioneirismo e pela obra fotográfica que representa a memória de Londrina. A primeira exposição individual, com 70 fotos, foi organizada dez anos depois, por iniciativa do Festival Internacional de Teatro de Londrina, sendo apresentada também na 2ª Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba. O fotógrafo e curador Orlando de Azevedo aprofundou a pesquisa, e em 2000 apresentou uma exposição de 160 obras na 3ª Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba.
Em 2003, foi editada e lançada em Londrina uma biografia contando a trajetória de vida de Haruo, escrita pelo jornalista Marcos Losnak e o historiador Rogério Ivano, intitulada “Lavrador de Imagens”. Nesse mesmo ano Haruo Ohara foi convidado a integrar a 12ª Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, onde faz parte com 5 das suas significativas imagens. Nessa mesma edição Haruo Ohara foi homenageado com uma sala especial apresentando outras 37 fotografias, com curadoria do sr. Mario Cohen.
No ano de 2008, todo o precioso acervo de Haruo Ohara, seus 20.000 negativos, seja em pb e cor, da sua trajetória fotográfica de 1938 a 1994, incluindo álbuns, diários, equipamentos, foram doados pela família ao Instituto Moreira Salles. A história de Haruo Ohara encontra-se devidamente preservada na Reserva Técnica Fotográfica do Instituto, junto aos grandes nomes da fotografia brasileira.
A ?Temporada Ohara em Londrina? presta uma homenagem à Haruo Ohara com uma série de exposições na cidade, para ficar por dentro da programação clique aqui.