Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Cuide dos seus hábitos angulares Cuide dos seus hábitos angulares

Cuide dos seus hábitos angulares

Friday, 08 de January de 2021
Categoria:

Alguns dos hábitos que cultivamos coordenam grande parte daquilo que acontece em nossa vida tanto positiva quanto negativamente.

Quase metade do nosso dia é preenchido por hábitos regulares que não exigem decisões intencionais. Nessas horas simplesmente atuamos de modo automático. Como é o caso de quando escovamos os dentes, trocamos de roupa ou retornamos para casa depois do trabalho utilizando um trajeto corriqueiro.

Porém, alguns dos hábitos que cultivamos, mais do que regulares, são angulares. Ou seja, coordenam grande parte daquilo que acontece em nossa vida tanto positiva quanto negativamente.

Veja o exemplo da atividade física. Se você é sedentário e começa a se exercitar quatro vezes por semana, o que muda não é só o fato de que passa a ser um esportista. É bem provável que, dali em diante, você também durma melhor, cuide mais da alimentação e tenha maior disposição no trabalho.

Portanto, hábitos angulares são aqueles comportamentos que têm o poder de desencadear outros comportamentos. Hábitos que geram um efeito dominó em diferentes áreas que, às vezes, nem têm ligação direta com a conduta capital.

Compartilhando um pouco daquilo que acontece comigo, um dos principais hábitos angulares que eu cultivo há vinte anos é a produção de conteúdos, como esse que você está lendo agora. Se eu parar de escrever para os jornais, revistas e portais de internet que publicam os meus textos, certamente vou ler menos livros, dedicar um tempo menor a pesquisas, deixar de fazer as perguntas-chave que me levam a progredir etc.

Não sei quais são as metas que você traçou para este ano e tampouco os desafios que terá ao longo do caminho, mas posso dizer de antemão que alguns hábitos angulares simples são capazes de repercutir na sua vida como um todo. Por isso, independentemente do que você busca, vale a pena cultivá-los.

Alguns exemplos são:

— Acordar cedo. Você já inicia o seu dia com aquela sensação de que tem as horas que precisa para fazer acontecer. E, além disso, madrugadores dificilmente procrastinam.
— Arrumar a cama. Quem levanta e já concretiza uma tarefa logo de cara se sente motivado e encorajado a cumprir todos os itens do seu checklist pessoal.
— Fazer exercícios com frequência. Este hábito desperta uma sensação de conquista, que fortalece a busca de metas em todos os campos da vida. Especialmente, quando, além de se exercitar, você utiliza o esporte como ferramenta de superação de limites.
— Ler diariamente. Pessoas que reservam 15 minutos do dia para a leitura de conteúdos que tenham uma certa profundidade, em poucas semanas já começam a enxergar o mundo com novas cores. Ampliam suas perspectivas.

Por isso mesmo, eu te pergunto: quais são os hábitos angulares que vale a pena você desenvolver para que o seu 2021 seja frutuoso? Ou o que precisa fazer a partir de agora para obter o tipo de alavancagem que desencadeará uma série de outras coisas legais em sua vida?

Esses são questionamentos que realmente merecem reflexão.

Divulgação