Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Guarda Escolar participa de seminário sobre enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

Guarda Escolar participa de seminário sobre enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

terça, 28 de maio de 2019

A Secretaria Municipal de Defesa Social, representada pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), enviou os agentes da guarda escolar para o 2º Seminário Integrado da Rede de Proteção para Crianças e Adolescentes de Londrina. O evento teve início na manhã desta terça-feira(28) e prossegue até às 18horas, no anfiteatro Cyro Grossi (Pinicão), no Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Guarda Escolar participa de seminário sobre enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Dados do boletim de violência sexual do Ministério da Saúde apontam que são registrados cerca de 180 casos de violência por dia. A palestra faz alusão à campanha nacional “Maio Laranja”, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Foram discutidas várias atitudes que podem ser tomadas pela rede de proteção, em caso de suspeita de abuso, para garantia dos direitos. Como identificar possíveis casos de violência; escuta especializada; atendimento e acompanhamento; promoção dos direitos, defesa e responsabilização, foram alguns dos temas abordados pelos palestrantes.

A supervisora do grupamento escolar, Cássia Munhoz, esteve presente e falou da importância da palestra. “Nós trabalhamos diretamente com crianças do ensino fundamental, nas escolas municipais, e nós já tivemos relatos de abusos por parte de algumas crianças. No momento tivemos que buscar informações sobre quais os órgãos que deveríamos recorrer para que fossem tomadas as devidas providências. Nesse seminário nós conseguimos obter muitas informações sobre o funcionamento da rede e como podemos acionar em caso de necessidade”, explicou.

Ainda de acordo com a supervisora, o grupo estuda o tema e pretende criar uma palestra específica sobre violência infantil, para trabalhar com as crianças de 4º e 5º ano do ensino fundamental, nas escolas municipais atendidas pelo projeto “Guarda Municipal Mirim”, e nas demais escolas, conforme demanda. “Para dialogar com as crianças menores, nós pretendemos desenvolver alguns fantoches, o que ajuda bastante na comunicação com esse público”, informou.

Fonte: Prefeitura de Londrina