Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Grupo Sansey de Londrina é Hexa Campeão no 9º Festival Brasileiro Yosakoi Soran

Grupo Sansey de Londrina é Hexa Campeão no 9º Festival Brasileiro Yosakoi Soran

Monday, 08 de August de 2011
Categoria:

O Grupo Sansey venceu pela sexta vez o Festival Yosakoi Soran, no Espaço Via Funchal, em São Paulo. Esta foi a nona edição do evento, considerado o grande carnaval japonês, com apresentação de 16 grupos de dança do Brasil formados por escolas, associações e entidades ligadas à cultura japonesa.

A coreografia vencedora deste Festival será uma das grandes atrações do 9º Londrina Matsuri, que acontece de 09 a 11 de setembro, no Parque de Exposições Ney Braga. Todos os anos, os visitantes do Londrina Matsuri se surpreendem com as apresentações do Grupo Sansey, que costumam atrair uma multidão no grande espaço de apresentações artísticas e culturais da festa.

?A apresentação da dança Yosakoi Soran do Grupo Sansey é sempre muito esperada, pois é apresentada pela primeira vez após a vitória no Festival e não será diferente nesta edição. Já confirmamos a apresentação da coreografia hexacampeã durante a cerimônia de abertura oficial do 9º Londrina Matsuri, garante Mity Shiroma, presidente do Grupo.

Segundo a coordenadora do Grupo Sansey, Tatiana Tanaka, a coreografia apresentada nesta edição do Festival mostrou a dança na sua forma mais pura e singular. O objetivo foi fugir do tradicionalismo e mostrar realmente que a emoção existe dentro de cada integrante, valorizando o real significado do yosakoi soran. A dança pela dança?, explica e acrescenta: ?Depois de quase quatro meses de ensaio, os 40 integrantes do Grupo Sansey estão muito felizes com a vitória pela sexta vez?.

O Festival em São Paulo

Dança japonesa, taikos, grupos formados com mais de 30 pessoas, figurinos coloridos e vibrantes, empolgação e muita energia são algumas das características do maior Festival de Yosakoi Soran do Brasil, realizado anualmente em São Paulo. Considerado o grande carnaval japonês fora do Japão, o Yosakoi Soran destaca-se por ser uma dança praticada principalmente por jovens que encontraram na tradição japonesa, uma forma de se divertir.

Em busca do constante aperfeiçoamento da prática do Yosakoi Soran no Brasil, o Festival Yosakoi Soran distribuiu R$20 mil em prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria (Adulto e Juvenil), e um campeão geral (Grand Prix). Os grupos foram analisados por um júri composto por profissionais de dança, artistas e coreógrafos nos quesitos: técnica, criatividade e harmonia.

Além de divulgar os valores culturais japoneses, o Festival Yosakoi Soran tem sido um importante instrumento de inclusão social. Aberto ao público e gratuito, a entrada é dois quilos de alimento não perecível. Os alimentos são enviados para associações e entidades assistenciais beneficentes.

A Dança

O Yosakoi Soran é uma dança contemporânea do Japão que combina dois estilos musicais regionais daquele país: o yosakoi da província de Kochi com o soran bushi de Hokkaido. A dança utiliza coreografias rápidas e firmes, inspiradas nos movimentos realizados na agricultura e na pesca, com ampla liberdade de criação. Dessa mistura surgiu, em 1992, o primeiro Festival de Yosakoi Soran no Japão. No Brasil, o evento acontece desde 2003 e, gradualmente, tem ganhado popularidade, com a participação de grupos de todo o país.

O Grupo

O Grupo Sansey, de caráter cultural e beneficente, foi formado com o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa, através da música cantada em seus diversos estilos: folclórico, clássico-infantil e popular.

A música é levada ao público em forma de shows, festivais, concursos oficiais e apresentações em feiras e shopping. Participam das promoções cerca de 75 cantores amadores, na sua maioria nipo-brasileiros, com idade a partir de 13 anos. Porém, grande parte é constituída por jovens de 15 a 25 anos.

Desde a época em que foi formado, em 1988, o grupo tem apresentado shows em Londrina e em várias regiões do Paraná e Sul de São Paulo, sempre com uma média de público estimada em 500 pessoas a cada apresentação.

Fonte: Assessoria Londrina Matsuri

Mais detalhes:

Londrina Matsuri 2011 Data: De 9 a 11 de Setembro de 2011 Local: Parque Ney Braga Contato: (43) 3328-6922