Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Grupo Marista celebra Páscoa de forma on-line

sexta, 02 de abril de 2021
Categoria

Com inauguração de tour virtual da Via Sacra, iniciativa desenvolvida pela PUCPR e Província Marista Brasil Centro-Sul, tem como objetivo propor uma reflexão sobre o acolhimento e o amor ao próximo

Na Semana Santa, tradicional celebração cristã da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o Grupo Marista, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) irão realizar as missas e os tradicionais ritos de forma 100% on-line. Além disso, na quarta-feira, 31 de março, foi inaugurada a Via Sacra PUCPR, na qual por meio do site (https://identidade.pucpr.br/viasacra/) os fiéis têm uma experiência imersiva nas estações do Câmpus de Curitiba de forma on-line.

O site apresenta os 15 painéis das estações da prática devocional da Via Sacra, criados pelo artista plástico Elvo Benito Damo, sob curadoria da Identidade Institucional da PUCPR.

Neste ano, as entidades aproveitam o momento da pandemia para propor uma reflexão conjunta sobre o acolhimento e o amor ao próximo, sem restrições ou condições, assim como sobre a prática e vida como maristas.

O pároco da Paróquia Universitária Jesus Mestre, Padre Luciano Toller, enfatiza a importância da celebração da Páscoa em casa.  “Diante desta pandemia, cuidar de si é uma grande virtude e cuidar do outro é um exercício de caridade. Vivenciar a Páscoa em casa é uma ocasião para apreciar na igreja doméstica a força da ressurreição que inunda os lares”, destaca.

Programação

Na quinta-feira, 1º de abril, às 11h, inicia a Missa dos Santos Óleos do Crisma, celebrada na Igreja Nossa Senhora do Guadalupe e transmitida pela TV Evangelizar. Às 19h, será transmitida a Missa da Ceia do Senhor, o Lamento e a tradicional desnudação do altar. Por fim, a Adoração ao Santíssimo.

Às 10 horas de sexta-feira, 2 de abril, inicia a Via Sacra. Já às 15h será realizada a celebração da Paixão de Cristo e o Tradicional Cântico de Verônica. Às 16h, a Adoração da Santa Cruz e a Bênção serão em sistema de drive-thru (com os fiéis dentro dos carros, com janelas fechadas).

No sábado, 3 de abril, às 3h da manhã, será iniciado, de forma on-line, o Terço pelas Almas. E às 19h a missa da Vigília da Ressurreição do Senhor. Já no domingo de Páscoa, 4 de abril, às 8h, acontecerá a missa de Ressurreição do Senhor.

As transmissões ao vivo podem ser acessadas pelo Instagram da Paróquia Universitária Jesus Mestre (https://www.instagram.com/paroquiapucpr/) nos horários agendados. Mais informações: https://bit.ly/2QPlxQ9.

Sobre o Grupo Marista

O Grupo Marista faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul, unidade administrativa do Instituto Marista, que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia, o Grupo Marista atua nas áreas da educação – com Colégios Maristas, Escola Champagnat, Marista Escolas Sociais e FTD Educação – e saúde, por meio de seus Hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, trabalhando por um mundo melhor, mais humano e mais solidário, promovendo a vivência e a disseminação de valores humanos, cristão e Maristas. Mais informações: www.grupomarista.org.br

Central Press