Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Grupo Chorus se apresenta no Quartas Musicais de setembro Grupo Chorus se apresenta no Quartas Musicais de setembro Grupo Chorus se apresenta no Quartas Musicais de setembro

Grupo Chorus se apresenta no Quartas Musicais de setembro

Wednesday, 26 de September de 2018
Categoria:

Bossa Nova, jazz, samba fazem parte do repertório do espetáculo

Com um repertório que traduz a sua nova formação, O Grupo Chorus se apresenta neste dia 26 de setembro, no projeto “Quartas Musicais: Londrina em Cena”, no auditório do Centro Cultural Sesi/AML, às 19h30. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas e é necessário retirar o ingresso no local, uma hora antes do espetáculo.

Segundo diretora musical do grupo, a pianista Tânia Silveira, o Show “Cantorias” traz canções que marcaram esses 26 anos do Grupo Chorus como “Sapato Velho”, “Começaria tudo outra vez”. Dos antigos integrantes fazem parte do grupo os cantores, Miriam Hosokawa (soprano), Raquel Lins (contralto), Tiago Fuganti (tenor) e Vinícius Batista (baixo/barítono).

“Com a nova formação, que conta com o percussionista Marcelo de Siqueira e o acordeonista João Salles, vamos  explorar os sambas e as bossas que temos no repertório como Carta ao Tom 74, que gravamos no nosso último CD Vinícius de Moraes, Chiclete com Banana, Corra e olhe o céu”, diz Tânia.

“Quartas Musicais: Londrina em Cena” é uma iniciativa do Festival de Música de Londrina em parceria com o Sistema Fiep através do Centro Cultural Sesi/AML, com o objetivo propagar a boa música e dar visibilidade aos músicos que já foram alunos do FIML – e que hoje constroem carreiras de sucesso, além de oportunizar uma série de apresentações na cidade com músicos de destaque no cenário nacional.

Grupo Chorus

O Chorus

O Chorus é um grupo vocal com DNA paulista e coração paranaense e há 26 anos compõe sua história no cenário musical, revelando sua pluralidade artística através da música, dança e interpretação cênica. Seu repertório é construído por músicas de diversas culturas e diferentes ritmos, cujos arranjos são revertidos em novos compassos, acordes e sons. A Bossa, o jazz, o samba, a Música Popular em si, é enobrecida pela harmonia das vozes que se fundem em uma nota só; pela riqueza dos instrumentos que recriam continuamente a melodia e pela expressão corporal que enfatiza o conceito não verbal da música.

Em sua trajetória, empolgou plateias com espetáculos como “Yes, Samba e Jazz”, “Tempos de Amor” e “Tanto Brasil”, e convenceu jurados de prêmios nacionais e internacionais, pela excelência de seu trabalho, conquistando 1º lugar na categoria “Música Popular” do World Choir Games, em Shaoxing, na China, o 2º lugar no I Concurso Nacional de Serra Negra – SP e 3º lugar no Grand Prix Of Choral Music na categoria jazz/pop em Graz, na Áustria. Interpretou o tema musical da série de ginástica da Seleção Brasileira na “Copa Quatro Continentes de Ginástica Rítmica”, que culminou na medalha de ouro para o Brasil.

Produziram cinco CDs independentes e em 2010 realizaram seu primeiro trabalho profissional, o CD “Brazilian Vocal” gravado pela Tupi Records e produzido pela Tupiniquim, cujo lançamento foi culminado por grande show com a participação de Yamandú Costa. Em “De volta pra casa” lançou um DVD, gravado ao vivo, que reúne sucessos de Tom Jobim, Beatles, Vinícius de Moraes, Noel Rosa, Chico Buarque, George Gershwin, Zequinha Abreu, entre outros.

O Grupo Chorus, tem por essência cantar a música de qualidade, com primazia, incentivando a formação de plateias, expandindo os restritos conceitos musicais impostos pela mídia. A cada espetáculo possui um tema específico que leva à reflexão das várias possibilidades de ritmos, arranjos e composições, ampliando o referencial e proporcionando o refinamento do gosto musical, que por meio da interatividade, faz de sua plateia, protagonistas, encantando crianças e enternecendo adultos, seu público fiel e maior incentivador.

Nos últimos anos, o Grupo Chorus se apresentou em vários outros países como Chile, Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Principado de Mônaco e Paris, além de festivais por todo o Brasil. “Radiola In Cena” foi apresentado em 2014 / 2015 e “Vinícius de Moraes – 100 anos com S” teve sua estreia em 2014 e seguiu até 2016. Em 2017 o Grupo Chorus comemorou o seu Jubileu de Prata com o espetáculo “Chorus25” e segue em turnê pelo Brasil. Recentemente apresentou esse mesmo espetáculo em Montevideo – Uruguai durante o 7º Festival de Corais – Canta, Repica e Redobla. Em janeiro de 2018 o Grupo Chorus promoveu a Oficina de Férias para coro juvenil que deu origem a um grupo vocal juvenil “Filhos da Pauta” sob a regência da soprano Miriam Hosokawa.

Paralelo às atividades artísticas, o Grupo desenvolve um trabalho social de canto coral junto a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora no Centro Social Dom Bosco – Campos Verdes, chamado Projeto Ecoar com o objetivo de levar a educação musical através do canto coral como um verdadeiro eco do Grupo Chorus.

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

Serviço

Quartas Musicais: Londrina em Cena

Local: Centro Cultural Sesi/AML.

Rua: Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130- Centro (em frente a Concha Acústica).

Horário: 19h30.

Aberto ao público. Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo.