
Atleta londrinense está na semifinal de competição mundial de CrossFit
Cláudia Amaral, que participou de etapa que reuniu as 30 melhores atletas da América do...
Na noite da virada do ano, foram registradas 141 ocorrências, contra 1.814 em 2018 e 430 em 2019; GM também reforçou o cumprimento das regras para o funcionamento de bares e restaurantes
Entre a noite de 31 de dezembro e 1 de janeiro, foram registradas 141 denúncias de uso de fogos de artifício ruidosos. Houve uma diminuição expressiva na quantidade de ocorrências em relação aos anos anteriores: em 2018, foram 1.814 denúncias, enquanto 2019 contabilizou 430 registros. “Isso mostra que está havendo uma conscientização progressiva da população, que está aprendendo a importância de se respeitar a legislação relativa a esses artefatos”, afirma a fiscal ambiental da SEMA, Esther Romero Jandre.
De acordo com o Decreto Municipal no 1.642/2018, é proibido o uso de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos que causem barulho forte ou estampidos, sendo permitidos apenas aqueles com efeitos visuais. A medida tem o objetivo de preservar a saúde e o bem-estar de animais, crianças pequenas, pessoas com autismo, idosos, acamados e da população em geral. Em parceria com a GM, a SEMA realiza a fiscalização do cumprimento do decreto, podendo aplicar multa no valor de R$ 500 aos infratores. Caso o comportamento seja reincidente, o valor será duplicado, e, se novamente voltar a acontecer, quadruplicado.
Com um total de 52 ocorrências, a região norte foi a área que registrou o maior número de incidentes, seguida pelas zonas leste (41), oeste (23), sul (21) e distritos rurais (4). Dentre todas as denúncias recebidas, 13 apresentavam vídeos dos momentos de detonação dos fogos e somente seis continham os endereços dos infratores. A fiscal ambiental da SEMA explicou que essas informações são importantes para que os servidores do órgão possam realizar os procedimentos necessários. “Enquanto os vídeos ajudam a caracterizar a ocorrência, é imprescindível que nós tenhamos os endereços dos locais onde o descumprimento das normas aconteceu. Com esses dados, podemos fazer a notificação dos infratores”, frisou.
Quem presenciar o uso de fogos de artifício ruidosos pode denunciar a prática à Gerência de Fiscalização da SEMA, pelo número de WhatsApp (43) 99994-1721, em qualquer horário, ou por meio do telefone (43) 3372-4770, que atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Também é possível fazer a comunicação para a Guarda Municipal, pelo número 153, que permanece ativo 24 horas por dia, sete dias por semana.
Funcionamento de bares e restaurantes – A Guarda Municipal segue fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal no 1.352/2020, que estabelece normas para o funcionamento dos bares e restaurantes de Londrina (para mais informações, clique aqui). Os agentes também procuram assegurar o respeito às medidas definidas pelos decretos estaduais, que proíbem, entre outras atividades, a realização de eventos com aglomerações (leia mais).
Durante a virada do ano, três denúncias de infrações foram recebidas pelo órgão. A GM também fiscalizou, por iniciativa própria, dois eventos que estavam sendo anunciados em redes sociais. Entre as ocorrências registradas, esteve a realização de uma festa com mais de 70 participantes, em uma chácara na zona rural de Londrina. O evento foi encerrado pelos guardas municipais. Além disso, os agentes interditaram uma tabacaria e lavraram dois autos de infração relativos a estabelecimentos que se encontravam abertos fora do horário regular.
No período entre 1 e 3 de janeiro, somente uma denúncia foi feita, referente a um evento realizado irregularmente. O local foi fechado, tendo recebido auto de infração e auto de interdição.
N.com