Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Festival Literário de Londrina abre edital para seleção de trabalhos

Festival Literário de Londrina abre edital para seleção de trabalhos

quarta, 15 de junho de 2016
Categoria: noticia

As inscrições vão de 15 de junho a 15 de setembro

O Festival Literário de Londrina chega à sua décima segunda edição. Um Festival que celebra o universo literário e a formação de leitores. Um evento com a missão de formar cidadãos conscientes, tocados pela literatura e todas as suas formas de manifestação. Em todas suas edições o Londrix reuniu promoveu, valorizou e difundiu autores representativos da literatura brasileira, além de transitar entre todas as formas de manifestação artístico-literária em debates, palestras, performances, saraus, shows, peças, oficinas, feira de livros e projetos de extensão à comunidade. Através de projetos de extensão estimula a formação do leitor e novas práticas de leitura, destaca a diretora, Christine Vianna.

Ao longo destes anos contribuiu para a divulgação e distribuição da produção literária local e regional, realizando apresentações dinâmicas onde a literatura sempre foi apresentada de uma maneira prazerosa, realizando um diálogo entre a linguagem poética e a linguagem musical através de shows de poesia e música, bem como apresentações teatrais onde a palavra é mais importante que a cena.  Ajudando a romper com a imagem da literatura como algo fechado e etéreo, criando um ambiente propício para discutir a questão da linguagem e do ser humano nesse novo milênio.

Ao longo das edições anteriores, o Festival reuniu importantes nomes da literatura londrinense, paranaense e brasileira que aqui discutiram temas pontuais de nosso tempo e contribuíram para pensarmos os rumos da literatura feita hoje no Brasil, seus impasses e peculiaridades.

Outra importante característica do Festival Literário de Londrina é a de dar espaço às vozes dos escritores londrinenses, propiciando o intercâmbio de ideias com autores de renome nacional. São encontros que resultam em novas informações estéticas e literárias para a cidade, ao mesmo tempo em que faz de Londrina um celeiro de talentos, levando o que se produz aqui para outras regiões do país. Em 2016, os escritores londrinenses também serão convidados a participar via edital de seleção, pois esta experiência se mostrou eficaz, democratizando o acesso aos autores.

O LONDRIX – Festival Literário de Londrina chega à sua 12ª edição com o mesmo sonho e anseio de 2005, ano de estreia: colocar a literatura no cenário da cidade, e prepara uma edição com nomes de relevância na literatura nacional.

Christine Vianna, ainda destaca que o edital institui normas para seleção de trabalhos para o Festival Literário de Londrina – Londrix 12 anos, que acontecerá de 21 a 27 de novembro. O evento recebe propostas para debates e palestras de escritores londrinenses, lançamentos de livros, performances, shows e oficinas.

Período de inscrições: de 15 de junho a 15 de setembro de  2016

Inscrições pelo Correio: cada candidato deverá enviar 01 (uma) cópia da sua proposta, o currículo, e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). A postagem deverá ser efetuada até 15 de setembro  de 2016, comprovadas pelo carimbo do Correios até esta data. Endereço: Festival Literário de Londrina – Londrix 12 anos – Rua João Pessoa, 103 A Londrina PR CEP 86020-220.

Inscrições pela internet: a inscrição será efetuada no site do Festival: londrixfestivalliterario.com.br, devendo enviar 01 (uma) cópia da proposta, o currículo, e preencher a ficha de inscrição, que estará disponível no site até as 18h do dia 15 de setembro  de 2016.

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

Patrocínio do Londrix: PROMIC/Prefeitura do Município de Londrina Ministério da Cultura/Biblioteca Nacional Apoio: Cultural Parceria: UEL