Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
2º Festival de KINOARTE de Cinema no Cine Com-Tour UEL

2º Festival de KINOARTE de Cinema no Cine Com-Tour UEL

quinta, 29 de novembro de 2018

Durante uma semana serão exibidos mais de cinquenta filmes entre longas e curtas metragens

Começa no próximo sábado, dia 1 de dezembro, a 20ª edição do Festival Kinoarte de Cinema, o mais tradicional festival de filmes do estado do Paraná. Durante uma semana serão exibidos mais de cinquenta filmes entre longas e curtas metragens (todos com exibição gratuita), com destaque para a produção contemporânea de filmes brasileiros. São ficções e documentários que se debruçam sobre uma série de questões que ultimamente têm levantado calorosos debates e transformam o Festival em um espaço para distração, mas também para profundas reflexões sobre nosso país e sobre a arte cinematográfica produzida nele.

2º Festival de KINOARTE de Cinema no Cine Com-Tour UEL

Os filmes incluem desde longas metragens de destaque nos principais festivais de cinema do Brasil e do exterior, passando por curtas metragens estrangeiros e chegando até os filmes produzidos em Londrina e na região. A maior parte da programação de longas é composta por documentários que abordam assuntos que se tornaram polêmicos, em especial após as eleições presidenciais. Temas como a tortura, o papel da escola, religião, censura, machismo, racismo e identidade de gênero são abordados em produções como “Pastor Claudio”, de Beth Formaggini (um ex-torturador da ditadura convertido em líder religioso), a ficção “Los Silencios”, de Beatriz Seigner (exibido no Festival de Cannes) e “Bixa Travesty”, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman (documentário sobre a rapper trans Linn da Quebrada, premiado no Festival de Berlim).

O Festival tem espaço também para filmes estrangeiros: a Competitiva Iberoamericana de Curtas, que engloba filmes feitos na Espanha, em Portugal e em toda a América do Sul. Outra atividade já tradicional do Festival que se mantém nesse ano é a sessão Kinocidadão. Buscando formar público para o cinema do futuro, crianças de escolas públicas da cidade e da região serão levadas ao Festival pra que possam assistir a um filme nas condições ideais: dentro da sala de cinema. Nessa edição o projeto pretende atender até mil e quinhentas crianças no decorrer da semana. A animação exibida neste ano será o filme francês “A Raposa Má”, de Patrick Imbert e Benjamin Renner.

As projeções ocorrem do dia 1 ao dia 9 de dezembro no Cine Com-Tour Uel e todas as sessões têm entrada franca. De segunda a sexta-feira as sessões acontecem às 19h e 21h. Nos finais de semana a programação se intensifica com pelo menos quatro sessões diárias e os filmes começam a ser exibidos já no começo da tarde.

O Festival Kinoarte de Cinema é uma realização da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina) com produção da Leste br. Nesta edição o festival conta com os apoios da Casa de Cultura da Uel, Universidade Estadual de Londrina, Viação Garcia, Brasil Sul Linhas Rodoviárias, Supermercados Viscardi, Refriko, Bonfilm Distribuidora, Nav (Núcleo Audiovisual de Londrina) e APL (Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina).

Fonte: Divulgação