Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Festival de Dança reúne produções de Londrina na Mostra Local

Festival de Dança reúne produções de Londrina na Mostra Local

segunda, 03 de outubro de 2011
Categoria: noticia

Na noite de hoje, o palco do Teatro Ouro Verde transforma-se em vitrine para trabalhos cênicos produzidos na cidade-sede do Festival. Serão, ao todo, 12 rápidas coreografias (de, no máximo, 10 minutos) criadas por nove grupos de Londrina.

O resultado é um mosaico de movimentos e referências – do clássico ao contemporâneo, da dança de salão ao hip hop. Um conjunto que expressa, em âmbito londrinense, o efervescente cenário artístico da atualidade. As apresentações acontecem a partir das 20 horas.

Com a Mostra, o Festival de Dança 2011 reafirma uma meta fundamental desde a sua criação: dar visibilidade para bailarinos, grupos, companhias e escolas que pesquisam possibilidades coreográficas. A intenção é abrir espaço para as provocações e manifestações estéticas não só relacionadas à dança, mas também prevendo as confluências dela com outras artes.

É o caso do Centro de Dança Mônica Góis, que integra a Mostra com duas montagens – ?I want to Back? e ?Cartas ou Tatuagens?. Ambas utilizam da teatralidade e promovem a fusão de estilos, como dança de salão e jazz ou  dança clássica e contemporânea.  O Grupo Torso, ligado à Universidade Estadual de Londrina, traz uma experiência de performance interativa chamada ?Sombras?, um trabalho solo em que a bailarina tem somente partes de seu corpo iluminado por lanternas.

A beleza do ballet clássico poderá ser vista pelo menos no trabalho de duas instituições de ensino: Escola Municipal de Dança e Escola de Dança PGD. A primeira apresenta o ?Gran Pas-de-Deux?, do Ballet O Quebra Nozes; a segunda traz ?Espanholas? e ?Mazurkas?, as duas extraídas do clássico Coppélia.

Os ritmos latinos embalam a dança de salão de ?Salsa? e ?Street Zouk ? Breaking Point?, criadas pela Entrepassos Cia de Dança. O estilo de salão também está presente em ?Amor Eterno?, da Ritt Escola de Dança. Já o hip hop ganha espaço na performance dos dançarinos do grupo/projeto ?A Rua Dança a Cidade?, o nome da coreografia é ?Apenas Sonhos?.

As danças brasileiras serão representadas por dois grupos. A Cia Cristal abre a Mostra 2011 apresentando ?Quem não dança, samba?. O trabalho foi desenvolvido por jovens do grupo CEPIAC (Centro de Produtores Independentes de Arte e Cultura) e envolve a execução de ritmos de origem africana que vieram a dar no ritmo mais brasileiro.

A Escola Municipal de Dança sediada na Zona Norte preparou um fragmento do espetáculo ?Modupe?. A coreografia – executada ao som de percussão, de uma trilha do Grupo Corpo e de MPB – reconfigura estilos nacionais pelo viés contemporâneo para tratar dos costumes e tradições da Bahia. Estes três últimos trabalhos demonstram o potencial de projetos sociais em realizar ótimas criações estéticas.

A Mostra Local remonta às origens do Festival de Dança de Londrina, que começou como uma exibição competitiva entre escolas e produtores da cidade. Os trabalhos eram julgados por professores, que elegiam os melhores de cada noite.

Em 2003, a organização transformou a competição em Mostra Estímulo, formato em que as criações passavam pela avaliação de especialistas em dança para que eles, ao invés de julgar, fizessem sugestões de melhorias não só na parte coreográfica, mas também em aspectos envolvendo figurino, cenografia, iluminação, etc.

O Festival abandonou a Mostra Estímulo no ano de 2008 para atender a característica do público londrinense, que prefere assistir a grandes espetáculos. Desde então, a Mostra Local, inserida na programação artística, permanece como espaço para as novidades e pesquisas em dança de artistas de Londrina e região.

Fonte: Assessoria do Festival de Dança

Mais detalhes:

Mostra Local (Grupos de Londrina) Data: 3/out. (segunda-feira) Horario: 20h Local: Teatro Ouro Verde Duração: 60 minutos Classificação indicativa: livre Ingressos: R$10 e R$5 (meia-entrada) Promoção ? Os 100 primeiros convites ganham uma cortesia Pontos de venda: Escola Municipal de Dança (Rua Souza Naves, 2380 ? 3342-2362), Loja Shop Ballet (Rua Pio XII, 64 loja 3 - 3323-4717) e Loja Capézio (Rua Paranaguá, 921, loja 3 - 3324-6905). Ingressos também serão vendidos no Teatro Ouro Verde, a partir das 19 horas.