Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Festival de Capoeira Ginga Londrina é realizado neste final de semana

Festival de Capoeira Ginga Londrina é realizado neste final de semana

terça, 25 de janeiro de 2022

Divulgação

Evento terá a segunda edição entre os dias 28 e 30 de janeiro; programação inclui cursos e atividades gratuitas

O Festival Ginga Londrina Capoeira Senzala está em sua segunda edição e será realizado de sexta-feira (28) a domingo (30). O projeto conta com atividades de rodas de capoeira, cursos, aulas, batizado e troca de cordas. Para participar é necessário se inscrever, até quinta-feira (27), pelo link. Os cursos terão um valor de 20,00 reais, já as demais atividades são gratuitas. Durante o evento, será necessário seguir todas as recomendações vigentes de prevenção ao Covid-19, principalmente o uso de máscaras faciais.

O Festival Ginga Londrina tem como intenção movimentar o cenário londrinense além de angariar novos adeptos para a Capoeira. Segundo o capoeirista e professor Marcio Triachini Codagnone, a expectativa para o evento está a melhor possível “Estamos esperando muitos capoeiristas. Além dos grupos locais e de cidades da região, temos confirmados alguns vindo de Curitiba, Maringá, São Paulo e Acre. O evento vai ser uma integração dos grupos e uma troca de experiência”, destacou.

A capoeira traz a combinação de equilíbrio e flexibilidade, com o ritmo da dança e a força da luta, mesclando a astúcia de ambos. A ginga segue o ritmo da música, o que acaba sendo um atrativo que outras atividades não costumam ter.

Para Codagnone, o Festival Ginga Londrina tem como objetivo divulgar a capoeira como prática transformadora. “É um evento democrático. Podem participar de crianças a idosos e as atividades serão ar livre para movimentarmos o cenário londrinense. É um evento que traz benefícios não só para o grupo Senzala, mas para a capoeira em geral”, frisou.

Agenda – O primeiro curso será Samba de Roda, realizado sexta-feira (28), na Escola Municipal Shirley Barnabé Lyra, das 19h às 22h, com a Mestra Fernanda Machado, que irá tratar dos fundamentos do Samba, da parte histórica e os elementos da dança. O endereço da escola é Rua Maria Abucarub Antoun, 87, Conjunto Alexandre Urbanas.

Fernanda Machado é neta do saudoso Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado), que em 1932 fundou a primeira escola de capoeira no Brasil, chamada de Academia Escola de Cultura Regional, em Salvador. Não usou o nome capoeira, pois na época essa era vista como uma atividade para marginais.

No sábado (29), serão ministrados dois cursos simultâneos, das 8h às 11h também na Escola Municipal Shirley Barnabé Lyra. Um será com o Mestre Pavão, onde serão abordadas as questões de didática e metodologia de ensino, trazendo os movimentos da capoeira contemporânea. Simultaneamente acontece o curso da contramestre Maré, de Capoeira Primitiva, que é uma técnica parecida com a capoeira de Angola, e traz elementos que remetem aos ensinamentos da época da escravidão.

Após os cursos, das 11h30 até as 13h30, haverá um aulão e uma roda de capoeira no Calçadão de Londrina, na Praça Gabriel Martins, em frente ao Banco do Brasil. O aulão é livre para o público em geral e não exige inscrição prévia.

Ainda no sábado (29), a partir das 18h, haverá uma apresentação das crianças do Grupo Senzala, na Concha Acústica, Rua Piauí, 130. No domingo (30), às 10h haverá o batizado e a troca de cordas do grupo Senzala Londrina, na Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra. O encerramento do evento está previsto para meio-dia.

O Festival Ginga Londrina conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Fonte: N.com