
UEL tem oferta de 581 vagas em cursos de graduação via SISU
Mais de 580 vagas serão disponibilizadas pela UEL este ano para ingresso aos cursos de...
As mulheres residentes no município agora contam com um novo espaço para expor e comercializar produtos manuais e artesanais que produzem. Trata-se da “Feira Arte Mulher”, uma iniciativa para fortalecer a geração de renda e autonomia voltada às mulheres artesãs de Londrina, que funcionará, a partir de setembro, no Calçadão Central, na primeira quinzena de cada mês. A cerimônia de lançamento e implementação oficial ocorreu nesta terça-feira (23), na Prefeitura de Londrina, com a presença do prefeito Marcelo Belinati e da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Moura. Autoridades e representantes de diversas entidades e órgãos, artesãs e artesãos também participaram.
A feira é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), que coordena as ações, e já está regulamentada pelo Decreto nº 865, que foi publicado em 16 de julho, via Jornal Oficial do Município, edição 3.837.
O objetivo é estimular o aprimoramento profissional e pessoal, a autonomia financeira e a geração de renda das participantes, por meio do apoio do poder público municipal. Além disso, o projeto busca valorizar o processo de comercialização de produtos manuais e artesanais feitos pelas mulheres que vivem na cidade. Ao todo, estão sendo abertas 44 vagas para a feira, que irá ocorrer do 1º ao 15º dia de cada mês, de segunda a sábado, das 9h às 18h, no calçadão de Londrina. O endereço é Avenida Paraná, centro, entre a rua Minas Gerais e a avenida Rio de Janeiro.
O prefeito Marcelo destacou que a implantação da Feira Arte Mulher valoriza e abre novas portas para pessoas que são batalhadoras e colocam todo o carinho, dedicação e amor no artesanato que fazem, até que produtos de qualidade cheguem às mãos do público. “Todos precisam do respeito e apoio do poder público e é o que estamos fazendo junto às artesãs. A busca é por construir uma Londrina melhor, com novos rumos em todas as áreas. Contem com a Prefeitura como um parceiro que fará o que estiver ao alcance para proporcionar novas oportunidades”, afirmou.
De acordo com a secretária Nádia Moura, a iniciativa sublinha o empenho da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em valorizar o segmento dos artesãos, trazendo melhores condições e mais oportunidades para que exponham e vendam seus trabalhos, fortalecendo a atuação. “A ideia é estimular essas pessoas, para que possam fazer parte de um projeto que venha para agregar conquistas em suas vidas, como a autonomia e a independência financeira. É muito bom ver isso tomando forma e agradeço pelo empenho da nossa equipe, do prefeito, e a parceria de quem trabalha com o artesanato na cidade”, disse.
Ainda segundo Nádia, o Município vem fortalecendo iniciativas voltadas às mulheres. Ela citou o programa Juntas Somos Mais, que engloba uma série de atividades para fortalecer a divulgação e o alcance de informações sobre violência contra a mulher, legislação e serviços disponíveis na rede municipal. Lembrou, também, que existem vários cursos de capacitação, incluindo a área de artesanato e outras produções criativas, que a Casa da Mulher oferece durante todo o ano. “Estamos nos bairros, em mutirões, espaços públicos, envolvendo todas as regiões da cidade. Estivemos no distrito de Guaravera promovendo uma roda de mulheres para conscientizar a comunidade, por exemplo. Novas parcerias com os CRAS também ajudarão a ampliar as ações”, acrescentou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista, também esteve presente na cerimônia. Ela agradeceu ao apoio do poder público na implementação da feira e ressaltou que novas ações são bem-vindas, uma vez que a busca por espaços de comércio para o artesanato em áreas públicas sempre foi uma luta. “Em um mundo de tanta tecnologia que vivemos, o valor de uma peça artesanal é enorme, pois ela surge a partir de um trabalho bonito, que carrega carinho e esforço manual por quem faz, e nem sempre as pessoas percebem como é difícil. Assim como essa Feira, que vem renovada e fruto de mobilização, a política também precisa ser feita com várias mãos”, frisou.
Feira Arte Mulher – O projeto vem para ampliar a participação das artesãs de Londrina, incorporando e repaginando a Feira Mãos Talentosas, que já ocorre no Calçadão, mas com menor número de produtores. Atualmente, são oito barracas fixas atuando no local, por meio de associações. Com o novo formato que passa a vigorar, as artesãs que já trabalham no Calçadão continuarão na Feira, que agora terá pessoas comercializando suas produções de forma individual, e o número de barracas irá aumentar em quase cinco vezes.
De acordo com o decreto que regulamenta as atividades, além da primeira quinzena do mês, também há a possibilidade de funcionamento em outras datas e locais, mediante análise de viabilidade e autorização prévia dos órgãos municipais competentes. De forma excepcional, a feira ainda poderá ser realizada do 1º ao 24º dia no mês de dezembro, no horário de funcionamento do comércio local.
Requisitos – Para se inscrever e participar da seleção, as mulheres interessadas em expor seus trabalhos devem ter mais de 18 anos e residir em Londrina. É possível fazer inscrições individuais, coletivas ou em associação, obedecendo os critérios fixados pelo decreto municipal para cada modalidade de participação.
A avaliação, seleção e cadastro levará em conta a análise da documentação entregue, por ordem de inscrição, e a disponibilidade de espaços para permissão de uso. Os produtos vendidos na feira precisam ser provenientes de trabalho manual, de artesanato, plantas ornamentais e aromáticas, e produtos alimentícios, que não poderão ser preparados durante o funcionamento, devendo sempre seguir a legislação municipal. A CMTU demarcará os locais da feira, que terá barracas padronizadas.
As mulheres que já participam da Feira Mãos Talentosas, também no Calçadão, terão sua inscrição e manutenção assegurada para continuarem na Feira Arte Mulher, valendo para aquelas que estiverem com cadastro ativo na SMPM. Nesse caso, elas terão a garantia de permanência nos espaços que já utilizam até a data de publicação do Decreto. A formalização delas vai até o dia 29 de julho.
A partir do dia 29 de julho, as inscrições para novas participantes poderão ser protocoladas no gabinete da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. A análise da solicitação para participação na feira respeitará a ordem de inscrição. Após o preenchimento de todas as vagas, as demais solicitações serão direcionadas para formar cadastro reserva.
Acompanhamento – Uma comissão específica, criada pelo mesmo Decreto nº 865, ficará responsável por fazer o acompanhamento das ações, sendo composta por duas mulheres eleitas a cada seis meses, dentre as participantes da feira, e dois representantes indicados pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Caberá ao grupo verificar se os produtos comercializados atendem aos requisitos exigidos, e acompanhar a assiduidade e cumprimento aos deveres estabelecidos, bem como manter um ambiente favorável ao fortalecimento da feira.
A SMPM fará a divulgação da Feira Arte e irá promover a capacitação e qualificação das mulheres, por meio de cursos ofertados pela própria Secretaria ou juntamente a parceiros. Também auxiliará na administração da feira, cooperando com os demais órgãos do poder público, bem como a definição dos critérios de cadastramento das mulheres interessadas em participar, da forma de preenchimento das vagas e pelas deliberações sobre solicitações, denúncias, recursos, irregularidades, cadastro, ações, entre outros pontos.
Também participaram da solenidade de lançamento oficial o vereador João Martins, a artesã Regiane Floesqui, representando os profissionais que atuam no Calçadão, e Aparecido Bidóia, também artesão e designer.