Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Feira Londrina Criativa recebe atrações culturais e oficinas japonesas no Norte Shopping

Feira Londrina Criativa recebe atrações culturais e oficinas japonesas no Norte Shopping

segunda, 26 de agosto de 2024
Dança do Leão

Dança do Leão

Diversas atrações culturais e oficinas, todas ligadas à comunidade japonesa, serão recebidas pela feira itinerante Londrina Criativa na próxima edição, que será realizada no Londrina Norte Shopping, no próximo fim de semana, sábado (31), das 10h às 22h, e domingo (1º), das 11h às 20h. A iniciativa faz parte do “esquenta” da participação da feira no Londrina Matsuri, evento que celebra a primavera e será realizado nos dias 6 a 8 de setembro, no Parque Ney Braga. Todas as atividades no Londrina Norte Shopping serão apresentadas no domingo (1º), a partir das 14h até por volta das 19h, são gratuitas e abertas ao público.

“Todo ano em que nós temos a possibilidade de participar do Londrina Matsuri, nós procuramos realizar algum evento anterior para celebrarmos essa participação, exaltando a cultura japonesa. Desta vez, o Londrina Norte Shopping nos acolhe para uma grande festa”, ressalta Margareth Watanabe, organizadora da feira Londrina Criativa. Sabrina Matos, que é coordenadora de marketing do empreendimento, ressalta a importância de promover o evento. “Queremos receber no shopping a comunidade japonesa de Londrina e região, transformando o espaço no ponto de encontro dessa cultura que faz parte da gênese de Londrina”, observa.

Programação
A abertura das atividades, às 14h, terá a tradicional dança do leão, uma cerimônia chinesa realizada com objetivo de trazer sorte, felicidade e prosperidade. Quem realizará a dança será a Associação Punhos Unidos, fundada em 1999 pela mestre Renata Balestrini, com o propósito de disseminar o estilo Hung Gar de Kung Fu. Em seguida, às 15h, é a vez do grupo Aikidojo Shihan Kawai de Londrina apresentar o Aikido, uma tradicional arte marcial do Japão, utilizando técnicas desarmadas além de punhal, bastão e espada de madeira. A prática proporciona o domínio das técnicas de concentração e relaxamento.

Às 15h45 é a vez do Instituto União para a Vitória, uma organização sem fins lucrativos que atende 350 crianças e adolescentes no contraturno escolar. São eles que apresentarão o taikô, que engloba uma variedade de tambores e instrumentos japoneses de percussão. “O interessante dessa atração é que o taikô será apresentado por crianças não descendentes de japoneses. O único descendente é o educador Fernando Kunioshi”, explica Margareth.

A partir das 17h15, as apresentações serão realizadas pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel), uma entidade fundada em 1933 por imigrantes japoneses e que realiza atividades sociais, culturais, esportivas e assistenciais. Em primeiro lugar é a vez do Coral da ACEL, que canta um repertório diversificado entre músicas japonesas e brasileiras, além de internacionais, sacras e folclóricas. Hoje, o coro está sob regência da professora Miriam Hosokawa, que rege 20 integrantes divididas em soprano, mezzo-soprano e contralto.

Em seguida, às 18h15, é a vez do Obon Odori, uma dança de origem budista, realizada como uma forma de honrar, agradecer e confortar os espíritos dos ancestrais, de modo especial na época do obon, data semelhante ao Finados no Brasil. A dança também tem o objetivo de espantar demônios e maus espíritos. Geralmente, o traje usado na apresentação é o yukata, quimono de verão. Criado em 2017, o grupo da Acel atualmente conta com 21 integrantes. Mas, também haverá apresentação do grupo Djukyu Kumi, que conta com 20 dançarinos, com média de idade de 70 anos. O grupo é considerado o maior kumi da cidade, contando com mais de 120 famílias, e o de maior relevância.

Oficinas
Serão ofertadas diversas oficinas gratuitas: uma de defesa pessoal para mulheres, outra de Aikido para crianças e uma terceira de kung fu, de acordo com diferentes faixas etárias, além da oficina de kirigami, tradicional arte japonesa de recorte o papel. Serão workshops com duração de 30 minutos, até dez vagas por turma. Os visitantes poderão ainda observar a exposição de atividades da Uni Senai, que levará uma impressora 3D que imprimirá o tsuru, considerado um dos símbolos mais tradicionais da cultura japonesa, além de poderem interagir com o ambiente virtual do metaverso, uma experiência que estará disponível para celular por meio de QR Code.

Selo Londrina Criativa
O Selo Londrina Criativa tem uma série de ações voltadas à formação e profissionalização dos pequenos empreendedores. Ao longo do ano, o objetivo é ofertar cursos, workshops e mentorias a quem estiver interessado. A feira itinerante já foi realizada no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, no Sesc, na Expo Japão, no Londrina Matsuri e no evento Higienópolis Aberta. Além disso, foi uma das apoiadoras do Hackatur 2022, do Sebrae, e já participou da tradicional Quermesse do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, e do XXI Encontro Nacional dos Safaristas. A Londrina Criativa tem apoio do Visite Londrina Convention Bureau, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e da prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Londrina Norte Shopping
O Londrina Norte Shopping é o maior centro de compras, serviços e lazer da zona norte de Londrina e um dos maiores da cidade, localizado na R. Américo Deolindo Garla, 224. Fundado em 2012, possui 32.678,29 metros quadrados de área bruta locável e atua com 180 operações entre âncoras, megalojas, lojas satélites, quiosques e empreendimentos gastronômicos. O estacionamento é gratuito de segunda a sexta até às 14h (exceto feriado). Após esse horário e aos finais de semana, tarifa única de R$ 7, podendo ser paga também pelo aplicativo. São 1.748 vagas, sendo 1.484 para carros e 264 para motos. O empreendimento funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Programação de apresentações
14h00 às 14h45: Associação Punhos Unidos
15h00 às 15h45: Aikidojo
15h45 às 16h15: Taiko
17h15 às 18h15: Coral da ACEL
18h45 às 19h00: Obon Odori