Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Feira Internacional de Artesanato será realizada em Londrina

Feira Internacional de Artesanato será realizada em Londrina

terça, 07 de maio de 2013
Categoria: noticia

De 31 de maio a 9 de junho, no Centro de Eventos de Londrina (Zona Sul), o artesanato brasileiro e de mais 15 países ganham destaque na primeira edição da feira Art&Craft, feira internacional de artesanato que é sucesso em Curitiba há quatro anos e que agora se expande para o norte do Estado. Durante 10 dias, o artesanato feito na Índia, Indonésia, Paquistão, Dubai, África do Sul, Ghana, Turquia, Tailândia, Filipinas, Marrocos, Peru, Zimbabue, Equador e Bolívia ganham vitrines nesta primeira edição do evento em Londrina.

A feira, além de proporcionar uma viagem cultural por vários países, abre espaço para a divulgação do artesanato típico paranaense, ampliando a visibilidade das tradições do Paraná e da produção dos artesãos. ?Tomamos sempre o cuidado de termos no evento apenas dois expositores de cada país e um expositor nacional para cada tipo de produto. Desta forma, conseguimos apresentar um mix de produtos diferenciados, garantindo qualidade e variedade?, afirma Elaine Cardoso, organizadora do evento.

Produtos

Na feira, os consumidores vão encontrar desde produtos voltados à decoração em variados estilos até produtos de uso pessoal como bijuterias e acessórios, além de opções variadas de presentes. Produtos da agricultura familiar artesanal também estarão presentes com opções de geléias, doces, patês, conservas, biscoitos, bolachas, condimentos, pimentas, queijos e cogumelos, licores, vinhos, sucos, salames e outros embutidos, mel e derivados de rapadura, massas congeladas, sorvetes, polpa de frutas e café. ?São delícias criadas pelas famílias com receitas exclusivas. A feira cria oportunidades de venda para o setor, ampliando a divulgação do artesanato e aumentando a rentabilidade dos artesãos e produtores agroindustriais?, destaca Cardoso.

A primeira edição da Art&Craft tem a expectativa de receber 30 mil pessoas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e gerar R$ 300 mil em negócios. ?O evento é oportunidade de o visitante fazer uma ?viagem cultural? tendo contato com pessoas de várias partes do mundo, em um ambiente que compartilha a cultura dos povos. Vestimentas, hábitos, línguas fazem parte das várias histórias que podem ser vistas em um único local?, enfatiza.

Além de conhecer e comprar, o visitante pode optar por participar de oficinas voltadas tanto a quem já atua na área e busca novas técnicas quanto para quem quer iniciar e desenvolver talentos. ?Nas Oficinas, o artesão ou o aprendiz tem a oportunidade de conhecer ou aprimorar técnicas, criando ou aumentando as possibilidades de trabalho e de geração de renda?, sentencia Cardoso.

As crianças também terão um espaço para desenvolver talentos, ligado às práticas de sustentabilidade ambiental.  Com idade entre 4 e 10 anos, elas encontrarão no evento atividades direcionadas no dois finais de semana da feira. Entre as entidades apoiadoras da Art&Craft estão Codel, Provopar, Artelon, Abrasel, Prefeitura de Londrina, Programa Economia Solidária e Londrina Convention & Visitors Bureau.

Fonte: Crcom