Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Feira Internacional de Artesanato será realizada em Londrina Feira Internacional de Artesanato será realizada em Londrina

Feira Internacional de Artesanato será realizada em Londrina

Tuesday, 07 de May de 2013
Categoria:

De 31 de maio a 9 de junho, no Centro de Eventos de Londrina (Zona Sul), o artesanato brasileiro e de mais 15 países ganham destaque na primeira edição da feira Art&Craft, feira internacional de artesanato que é sucesso em Curitiba há quatro anos e que agora se expande para o norte do Estado. Durante 10 dias, o artesanato feito na Índia, Indonésia, Paquistão, Dubai, África do Sul, Ghana, Turquia, Tailândia, Filipinas, Marrocos, Peru, Zimbabue, Equador e Bolívia ganham vitrines nesta primeira edição do evento em Londrina.

A feira, além de proporcionar uma viagem cultural por vários países, abre espaço para a divulgação do artesanato típico paranaense, ampliando a visibilidade das tradições do Paraná e da produção dos artesãos. ?Tomamos sempre o cuidado de termos no evento apenas dois expositores de cada país e um expositor nacional para cada tipo de produto. Desta forma, conseguimos apresentar um mix de produtos diferenciados, garantindo qualidade e variedade?, afirma Elaine Cardoso, organizadora do evento.

Produtos

Na feira, os consumidores vão encontrar desde produtos voltados à decoração em variados estilos até produtos de uso pessoal como bijuterias e acessórios, além de opções variadas de presentes. Produtos da agricultura familiar artesanal também estarão presentes com opções de geléias, doces, patês, conservas, biscoitos, bolachas, condimentos, pimentas, queijos e cogumelos, licores, vinhos, sucos, salames e outros embutidos, mel e derivados de rapadura, massas congeladas, sorvetes, polpa de frutas e café. ?São delícias criadas pelas famílias com receitas exclusivas. A feira cria oportunidades de venda para o setor, ampliando a divulgação do artesanato e aumentando a rentabilidade dos artesãos e produtores agroindustriais?, destaca Cardoso.

A primeira edição da Art&Craft tem a expectativa de receber 30 mil pessoas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e gerar R$ 300 mil em negócios. ?O evento é oportunidade de o visitante fazer uma ?viagem cultural? tendo contato com pessoas de várias partes do mundo, em um ambiente que compartilha a cultura dos povos. Vestimentas, hábitos, línguas fazem parte das várias histórias que podem ser vistas em um único local?, enfatiza.

Além de conhecer e comprar, o visitante pode optar por participar de oficinas voltadas tanto a quem já atua na área e busca novas técnicas quanto para quem quer iniciar e desenvolver talentos. ?Nas Oficinas, o artesão ou o aprendiz tem a oportunidade de conhecer ou aprimorar técnicas, criando ou aumentando as possibilidades de trabalho e de geração de renda?, sentencia Cardoso.

As crianças também terão um espaço para desenvolver talentos, ligado às práticas de sustentabilidade ambiental.  Com idade entre 4 e 10 anos, elas encontrarão no evento atividades direcionadas no dois finais de semana da feira. Entre as entidades apoiadoras da Art&Craft estão Codel, Provopar, Artelon, Abrasel, Prefeitura de Londrina, Programa Economia Solidária e Londrina Convention & Visitors Bureau.

Fonte: Crcom