Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Município realiza feira de produtos orgânicos no Zerão

Município realiza feira de produtos orgânicos no Zerão

quinta, 18 de outubro de 2018

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), abre neste sábado (20), às 8 horas, a Feira de Produtos Orgânicos de Londrina, no Zerão. A iniciativa está sendo lançada durante a 1ª Semana Municipal da Alimentação e a feira será realizada todos os sábados, das 8 às 12 horas, reunindo agricultores familiares de Londrina e região. A atividade é aberta ao público e irá ocorrer na Rua Capitão Almir Moreira entre as ruas Aminthas de Barros e Dulcídio Pereira. O acesso é pela Rua Júlio Estrela Moreira, s/n.

A ação tem como finalidade fomentar a comercialização destes produtos cumprindo um dos objetivos estratégicos da Administração Municipal que é proporcionar mecanismos que visem a interação direta entre produtores rurais e consumidores da área urbana, além de incentivar o desenvolvimento sustentável e a prática de uma alimentação saudável, pontos importantes na política pública de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para realizar a feira, foi feito um edital em 2017 que selecionou produtores rurais de Londrina e região, por chamamento público, credenciados e aptos a receber um espaço para a comercialização de sua produção orgânica. Oito produtores vão participar da feira, onde serão ofertadas hortaliças, frutas, leguminosas, raízes, tubérculos, condimentos, plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), milho verde, cereal, além de artesanato.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Alexandre Fujita, iniciativas como essa ressaltam a importância da produção orgânica na cidade. “Os produtos orgânicos são mais saudáveis, não são alterados geneticamente, não possuem contaminantes e não são tratados com agrotóxicos, portanto possuem maior valor nutricional. Essa agricultura é fundamental para a cidade”, declarou.

O secretário frisou, ainda, que essa é a primeira feira municipal dedicada apenas a produtos orgânicos. “Existem muitas feiras livres pela cidade e temos ainda as Feiras do Produtor Rural na rua Benjamin Constant e na avenida Saul Elkind, aos domingos, mas essa é a primeira que prioriza a produção de alimentos orgânicos. A população londrinense está cada vez mais preocupada com a saúde e com a utilização de agrotóxicos, então é de extrema importância que eventos como esse sejam feitos”, destacou.

A produtora orgânica, Thaise Helena Rampazzo, do Distrito de São Luiz, será uma das agricultoras que irão traballhar na feira. Para ela, é uma oportunidade para abrir a mente das pessoas e mostrar os benefícios desse tipo de produto. “O orgânico exige uma maior dedicação do agricultor, mas é uma garantia de um alimento 100% saudável. Existe uma legislação muito séria sobre esses produtos para que os consumidores recebam alimentos de qualidade”, disse.

Semana da Alimentação – A inauguração da Feira de Orgânicos integra a 1ª Semana Municipal da Alimentação, que ocorre de 16 a 21 de outubro. No primeiro dia da feira, o Curso Técnico em Nutrição e Dietética, do Colégio Estadual Polivalente, estará participando. Os estudantes, acompanhados da professora Gerusa Ayres e Kelly Franco de Lima, vão dar dicas nutricionais e falar dos alimentos.

O Polivalente oferece dois cursos profissionalizantes gratuitos voltados à área de alimentação e subsequentes ao Ensino Médio: o Curso de Técnico em Alimentos, desde 2010 e o Curso Técnico em Nutrição e Dietética, desde 2016. Atualmente, são cerca de 100 alunos nas turmas.

Na sexta-feira (19) – A programação da Semana continua com atividades nos períodos da manhã e da tarde. A partir das 8h30, ocorre o encontro Diálogo sobre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN) no Restaurante Popular, localizado na Rua Professor João Cândido, 14, centro. O público-alvo da ação são profissionais e docentes da área de alimentos (Nutrição, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Gastronomia e outras). A palestrante será a docente Maria Rita Marques de Oliveira, do Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP (Interssan).

A mesma palestra será realizada às 14h30, também no Restaurante Popular. Dessa vez, o público da atividade será o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e
Nutricional de Londrina (CONSEA-LD).