Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Feira de Artesanato Internacional Art&Craft  trará artesanato dos Índios Kaingáng

Feira de Artesanato Internacional Art&Craft trará artesanato dos Índios Kaingáng

segunda, 27 de maio de 2013
Categoria: noticia

A Feira de Artesanato Internacional Art&Craft vai reunir artesanatos de mais de 15 países a partir do dia 31 de maio até o dia 9 de junho, no Centro de Eventos de Londrina. Durante 10 dias, os visitantes poderão conferir o trabalho artesanal de vários lugares do mundo e ainda conhecer de perto o trabalho dos índios Kaingáng.

Dentre os artesanatos indígenas é possível encontrar na feira bolsas, vasos, cestos e diversos tipos de balaios, com e sem tampa. Todos os objetos produzidos são de materiais retirados da natureza, até mesmo a tintura. A confecção é feita manualmente pelas mulheres Kaingang, da Terra Indígena Apucaraninha. Já a coleta dos materiais para a criação dos artesanatos é uma atividade masculina.

De acordo com a assistente social da Terra do Apucaraninha, Daniella Parra, a feira vai proporcionar não só a divulgação do artesanato indígena mas também da própria cultura Kaingáng que participou da colonização de Londrina. ?É uma forma de valorizar o patrimônio cultural, além de registrar uma identidade local?, afirma.
 
A comercialização dos artesanatos indígenas é uma alternativa para a geração de renda de uma forma mais justa com a utilização de recursos naturais. Os índios Kaingáng estarão presentes na Art&Craft através do Projeto Kre Kygft em conjunto com o Programa de Economia Solidária.

Fonte: Crcom

Mais detalhes:

Art&Craft ? Feira Internacional de Artesanato De 31 de maio a 9 de junho Das 14 às 22 horas Centro de Eventos de Londrina