Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeito fecha o comércio da cidade por conta do coronavírus

Prefeito fecha o comércio da cidade por conta do coronavírus

Thursday, 19 de March de 2020

Medidas duras são regulamentadas por decreto, para que o isolamento social, a arma mais poderosa contra a doença, funcione pra valer

Prefeito fecha o comércio da cidade por conta do coronavírus

Foto: Emerson Dias

Foram anunciadas nesta quinta-feira medidas mais drásticas contra o coronavírus, entre elas o fechamento de praticamente todo comércio da cidade por um período inicial de 15 dias. Leia na íntegra o decreto publicado no Jornal Oficial do município. Estão mantidos serviços essenciais como: farmácias, supermercados, quitandas, padarias, delivery de refeições, postos de combustíveis e gás, lojas de suprimentos para animais (restritas à venda de alimentos ou medicamentos veterinários). De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, agora é a melhor hora para tentar barrar a evolução do número de infectados – até a data de hoje há apenas o registro de um caso confirmado. O isolamento social, de acordo com especialistas de epidemiologia do mundo todo, é a melhor forma de proteção e pode evitar uma propagação rápida.

Prefeito fecha o comércio da cidade por conta do coronavírus

Foto: Emerson Dias

O decreto entrará em vigor de forma integral em 48 horas, a partir da publicação feita esta noite, podendo ser prorrogado por mais dias. O documento segue orientações do COESP (Comitê de Operações Emergenciais  da Saúde Pública), do qual fazem parte especialistas em epidemiologia e diretores de hospitais e pronto-atendimentos públicos e privados. As medidas foram analisadas previamente pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), sindicatos e vereadores.

“Vamos superar este momento tão difícil para os londrinenses, mas para isso precisamos seguir o que já deu certo em outros países e evitar tudo aquilo que deu errado. Sou médico e garanto que nossa prioridade será salvar vidas.  Haverá prejuízos financeiros para todos, mas eles serão compensados por cada vida salva”, afirmou o prefeito, durante a coletiva para a imprensa.

Marcelo Belinati também foi veemente ao pedir que os londrinenses fiquem dentro de casa. “Não é para passear, para visitar outras pessoas, para ficar circulando nas ruas. As medidas somente darão certo se forem seguidas à risca por todos. Quem precisar ir ao mercado, por exemplo, vá sozinho.  Este é o momento de cada pessoa cuidar de si e do seu familiar, principalmente das pessoas mais idosas”, lembrou o prefeito, que já decretou também a suspensão de aulas da rede municipal e de qualquer atividade que reúna maIs do que 50 pessoas.

Fonte: N.Com