Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Falta um mês para o JOJUPs em Londrina

Falta um mês para o JOJUPs em Londrina

quarta, 21 de agosto de 2019

Exatamente daqui a um mês, o futuro do desporto paranaense desembarcará em Londrina. Serão mais de cinco mil atletas em busca do título dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’s). Após o sucesso dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs), realizados em junho deste ano na cidade, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) encaminha os últimos preparativos para receber mais um evento esportivo estadual de grande porte. São esperado atletas, comissão técnica e dirigentes de mais de 70 municípios do Paraná. O JOJUPs será realizado de 20 a 29 de setembro em mais de 20 locais esportivos do município.

Esta será a 32ª edição do JOJUPs, que contará com competições em 18 modalidades, entre individuais e coletivas, reunindo jovens de 15 a 18 anos, nas categorias masculino e feminino. As delegações serão hospedadas em 22 colégios da rede estadual, espalhados pelas quatro regiões, e movimentarão toda a cidade. Na edição de 2018, realizada em Toledo, a delegação londrinense conquistou o vice-campeonato do JOJUPs. A abertura do evento será dia 21 de setembro.

Falta um mês para o JOJUPs em Londrina

Foto: Ilustrativa/Guilherme Becker

Com a realização do JOJUPs 2019, Londrina figura pelo terceiro ano consecutivo como sede das maiores competições do esporte paranaense. Desde 2017, a cidade já recebeu por mais de uma vez o PARAJAPs, uma vez os Jogos Abertos do Paraná (JAPs) e agora fará a segunda edição de JOJUPs nesse período. Para 2020, já está programado em terras londrinenses a primeira edição do JAPs Combate, um evento exclusivo de artes marciais que foi lançado neste ano em Londrina e que é uma novidade para o campo das lutas não só no Paraná, mas também no cenário nacional.

Segundo o presidente da FEL, Fernando Madureira, é muito importante para Londrina voltar a sediar grandes eventos. “Nós somos a segunda maior cidade do estado e ficamos por muito tempo sem receber os principais eventos esportivos do Paraná. Temos feito um grande trabalho de reaproximação com o estado e trazido o protagonismo que Londrina sempre teve no esporte de volta. São em eventos como esses que mostramos as qualidades do nosso município aos visitantes. Londrina vive uma fase de transformação muito grande e quem passa por aqui nesses eventos têm notado essa mudança e saído com uma imagem muito positiva da cidade”, afirmou.

O presidente da FEL explicou que, para muitos participantes, o JOJUPs tem importância semelhante a dos Jogos Olímpicos. “O Juventude é uma competição diferente. Ele tem a capacidade de reunir os principais talentos dessa geração. São adolescentes que estão despontando e vão se tornar atletas de alto rendimento do país. Por outro lado, o evento também tem uma grande quantidade de atletas que estão atingindo a maioridade e deixando de ser categoria de base. Muitos deles vão optar por seguir outras carreiras. Para esses jovens, o JOJUPs é a grande competição que disputarão em suas vidas como atletas, e por isso mesmo é muito valorizado e até encarado como uma Olimpíada por muitos deles. Eles vão levar as histórias que escreverem no evento para sempre”, apontou.

Madureira, além de lembrar dos grandes eventos, elencou alguns dos investimentos que Londrina fez no esporte nos últimos anos. “No início da gestão levamos as nossas propostas ao prefeito Marcelo Belinati e ele, como um entusiasta do esporte, abraçou nossa causa e atendeu às reivindicações. Conseguimos mais recursos para o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), o que melhorou as condições e aumentou a qualidade do trabalho dos nossos técnicos e formadores de atletas, melhoramos diversas praças esportivas e a infraestrutura das quadras da cidade, ofertamos uma série de modalidades gratuitamente à população, realizamos os principais eventos estaduais e, neste momento, o Moringão passa por uma reforma como nunca foi feita desde sua inauguração. O ginásio será totalmente modernizado e se firmará ainda mais como referência. São grandes conquistas e que precisam ser celebradas”, comemorou o presidente da FEL.

Fonte: Prefeitura de Londrina