Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Exposição Tailândia e Cingapura é exibida no Espaço Cultural Ceddo

quinta, 29 de junho de 2017
Categoria: noticia

Obras estarão expostas de 3 de junho a 8 de agosto

O fotógrafo e empresário apucaranense Jorge Nishikawa expõe parte de seu acervo pessoal, de 3 de julho a 8 de agosto, no Espaço Cultural Ceddo, em Londrina. Muito influenciado pelo trabalho do tio, o premiado fotógrafo Haruo Ohara, Nishikawa mostrará em trinta fotos o resultado colhido em viagens feitas à Tailândia e Cingapura, países do continente asiático.

Nascido em Londrina e morador de Apucarana, Jorge faz o possível para registrar em imagens todas as viagens nacionais e internacionais que realiza. Possui registros de todos os continentes do globo, mas, nesta oportunidade, exporá apenas os dois países. “Trata-se de uma sequência da exposição de Alice Ogawa, que enfocou outros dois países asiáticos, Camboja e Vietnã", informa Nishikawa.

Além de já ter trabalhos divulgados na exposição “Aliança Cultural Brasil-Japão”, em São Paulo, foi membro do Foto Clube de Londrina, tendo participado de várias exposições de nível nacional, com destaque em jornais importantes. Nishikawa também foi um dos responsáveis pela reabertura do Foto Clube de Apucarana, do qual é presidente, participou de exposição coletiva no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa), em São Paulo, e é amigo do badalado fotógrafo Saulo Kainuma.

O amor pela fotografia está no sangue. Jorge é sobrinho de Haruo Ohara, renomado fotógrafo japonês que chegou em Londrina em 1927 e ali se tornou um dos mais celebrados fotógrafos brasileiros. Com este tipo de influência por perto desde cedo, o interesse pelas lentes foi natural. “Quase toda semana ia à casa dele e ficava observando aquelas fotos na parede. Eram fotos pensadas, cheias de poesia, ressaltando os contrastes em preto e branco”, lembra Jorge, que não imaginava a dimensão que o trabalho do tio tomaria anos depois.

Empresário e publicitário de sucesso

Jorge Nishikawa nasceu em Londrina-PR em 14 de outubro de 1944 e passou a infância em Apucarana-PR. Iniciou sua carreira na Comunicação Social aos 16 anos criando e produzindo, juntamente com seu primo Pedro Ohara (filho de Haruo Ohara), um periódico chamado “O Alvorada”, dirigido a jovens da Igreja Episcopal em Londrina. Fez muito sucesso na época devido às matérias criativas e textos “mirabolantes” que lhe renderam o apelido de “Professor Pardal”.

Na Rádio Londrina, foi auxiliar do reverendo Ernst Bernhoeft nas leituras bíblicas. Em São Paulo, trabalhou como locutor na Rádio Progresso e, em 1968, apresentou programas de rádio da colônia japonesa na Rádio Santo Amaro. A partir de 1969, convidado por Mário Okuhara, foi responsável pela criação de programa televisivo para a colônia japonesa. Depois de estágios no programa “Almoço com as Estrelas”, de Airton e Lolita Rodrigues, e no programa “Caravela da Saudade”, dirigido à colônia portuguesa, nasceu o “Imagens do Japão”, que ficaria no ar por quase 40 anos. Também transmitido pela extinta TV Tupi, o programa ficou conhecido principalmente pela apresentadora Rosa Miyake.

Após se formar em Administração de Empresas e especializar-se em Marketing em São Paulo-SP, fez parte da equipe de publicidade de grandes empresas nacionais. Na Eletroradiobraz, fez história ao produzir a primeira propaganda a cores publicada por um jornal brasileiro, a Folha de São Paulo.

Também foi um dos responsáveis pela produção e distribuição da filial brasileira da WEA Discos Ltda., o braço fonográfico da Warner Brothers. Ali, Nishikawa conheceu grandes nomes do meio artístico e empresarial do país, como Guilherme Arantes, Belchior, Raul Seixas, Elis Regina, Liminha (Os Mutantes), As Frenéticas, o “rei” Pelé, entre outros. Jorge também trabalhou na MPM Propaganda, a mais cobiçada agência publicitária do país na época, no Rio de Janeiro.

Fonte: Divulgação