Parque de diversões estreia no estacionamento do Londrina Norte Shopping
O parque itinerante de diversões Ita Center Park desembarca no estacionamento do Londrina Norte Shopping,...
Proposta e organizada pela CMTU, mostra traz ilustrações e mensagens feitas por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estreou no último sábado (6), nos corredores do Londrina Norte Shopping, a exposição “Eles escolheram pensar o trânsito”. A mostra, que está aberta à visitação nos horários de funcionamento do centro de compras e integra a programação da campanha Maio Amarelo, traz gravuras e mensagens produzidas por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental na cidade.
A exibição é composta por trabalhos elaborados em sala de aula durante as atividades do projeto “Educação para o Trânsito – Construindo o Futuro”. A iniciativa está em desenvolvimento desde o ano passado e atende a 16 escolas municipais com materiais formativos, teatro de fantoches e atuação de palhaços na área de segurança viária.
Apesar de não receberem as ações do programa, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), escolas privadas e o Sesc Londrina Norte também participam da exposição. Além de aproximadamente mil desenhos concebidos com a proposta de expressar as percepções que as crianças têm em relação ao trânsito, quem visitar a mostra também poderá conferir de perto o protótipo veicular lançado em abril pela CMTU.
Desenvolvido especialmente para o público infantil, o protótipo é um minifusca conversível que tem tornado as práticas do “Construindo o Futuro” ainda mais dinâmicas e divertidas. O modelo é equipado com câmbio de três marchas, ré, retrovisores, acelerador, freio, cinto de segurança, faróis e setas. A caracterização similar a um veículo comum é para que os pequenos possam ter, sempre acompanhados de um adulto, uma experiência imersiva de trânsito nos pátios e quadras esportivas das instituições de ensino.
Proposta – O gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, contou que a exposição traz desenhos com o contorno de uma das mãos de cada aluno, simbolizando um pedido de atenção e de parada. No interior das ilustrações há mensagens e pinturas que representam pensamentos e emoções de quem, em tese, não deveria se preocupar com a violência registrada nas vias do município. “Os trabalhos mostram como as crianças têm compreendido o trânsito, como elas acreditam que o assunto impacta na vida delas e das respectivas famílias. Agora, se até nossos meninos e meninas têm se ocupado em refletir sobre o dia a dia das ruas, por que os pais e responsáveis, que são adultos, não o fazem?”, questionou Ribeiro.
O gerente destacou que, além de provocar entre os visitantes um momento de reflexão sobre as próprias atitudes, a exibição dos desenhos pretende valorizar o esforço analítico e artístico dos estudantes. “Quando os trabalhos ultrapassam os muros da escola e vão parar em locais de grande circulação, podendo ser apreciados por todos, entendemos haver um estímulo às habilidades e um reconhecimento ao empenho dos alunos”, afirmou.
Boulevard Londrina Shopping – A mostra “Eles escolheram pensar o trânsito” seguirá no Londrina Norte Shopping até o final do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre o alto número de mortos e feridos no trânsito. Para ampliar o número de espectadores alcançados, nesta sexta-feira (12), também o Boulevard Londrina Shopping começará a receber a ação.
Os trabalhos ficarão expostos no 1º piso do centro de compras da zona leste, nas proximidades da escada rolante que leva à praça de alimentação. O local não contará com a exibição do minifusca, que continuará presente na exposição iniciada no dia 6. No entanto, quem visitar o espaço poderá conferir outras atrações, como os fantoches utilizados em atividades educativas nas escolas, camisetas alusivas ao Maio Amarelo, panfletos e vídeos de conscientização.
Fonte: N.Com