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Expoboné 2010 reúne setor boneleiro em Apucarana

Expoboné 2010 reúne setor boneleiro em Apucarana

Thursday, 19 de August de 2010

A Expoboné (Feira Nacional dos Fornecedores de Matérias Primas para a Indústria de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares) vai agitar a cidade de Apucarana/PR entre os dias 24 e 27 de agosto, das 14 às 21 horas, com a expectativa de receber cerca de 5 mil visitantes e movimentar mais de R$ 20 milhões em negócios. 

Esta é a quarta edição da feira, promovida pela ANIBB (Associação das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares), com o apoio do Arranjo Produtivo Local de Apucarana e Prefeitura Municipal de Apucarana. 

O evento, que será realizado no Pavilhão do IBC – Bairro Vila Nova, é considerado a grande vitrine de exposição de tecnologia, matérias primas e acessórios para setor produtivo de bonés, camisetas e similares para a América Latina. 

A feira abriga ainda um setor destinado à apresentação de produtos fabricados em Apucarana, o maior pólo produtor do boné no país, voltados aos segmentos promocionais, magazines e marcas próprias. 

Abertura

A abertura oficial será no dia 24 às 19 horas, seguida pelo talk show comandado pelo Sebrae/PR sobre potencialidades de mercado. Rodadas de negócios entre representantes de magazines e atacadistas com expositores estão sendo programadas para o dia 26.

Segundo o presidente da Anibb, Valdenilson Vado da Costa, as expectativas para a próxima edição da feira são muito positivas, pois o setor vem se reinventando para amenizar os efeitos da instabilidade do mercado. ?Para inovarem, as empresas estão apostando na criatividade e no investimento em produtos diferenciados. A produção de camisetas, por exemplo, teve um aumento de 30% na produção?, afirma.

Edição 2008

Na última edição, em 2008, a Expoboné recebeu 4 mil visitantes de diversos estados brasileiros e também da China e de países da América Latina. Os negócios realizados no evento surpreenderam os expositores, representando mais de R$ 15 milhões em contratos firmados no evento e no pós-evento. Um total de 45 rodadas de negócios foram realizadas entre representantes de grandes magazines e indústrias de bonés, fortalecendo os negócios do setor e aproximando novos clientes. 

Programação 

A principal atração da Expoboné 2010 – Feira Nacional dos Fornecedores de Matérias Primas para a Indústria de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares – de Apucarana será o Talk Show com o ícone da moda brasileira, Alexandre Herchcovitch.

No dia 25, às 19 horas, o estilista vai mostrar a trajetória do boné, que passou de um utilitário do mundo esportivo para um acessório importante da moda. Herchcovitch dará ênfase às tendências nacionais e internacionais onde os bonés e derivados estão inseridos, principalmente aliados à moda jovem. Para participar da palestra é necessário a aquisição de convites pelo site da Expoboné ao valor de R$ 100,00 sendo R$ 50,00 para associados da ANIBB e estudantes.

Palestras

A feira realiza em paralelo, gratuitamente, duas palestras, uma no dia 24 (terça-feira) às 10h e outra no dia 26 (quarta-feira) às 15h, além de um minicurso, no dia 25 (quarta-feira) às 15h.

Os três eventos têm vagas limitadas e para participar é necessário fazer a inscrição gratuita no site da Expoboné: www.expobone.com.br. Quem ministra a primeira palestra no dia 24, com o tema ?Sustentabilidade na Serigrafia?, será o diretor da Agabê e especialista no assunto, Tarsis Bianchini.

A Agabê é pioneira na resolução de três grandes problemas da indústria serigráfica: a insalubridade, a periculosidade e a necessidade de atender às normas ambientais. ?A saúde, a segurança e o respeito ao meio ambiente são prioridades? afirma Tarsis, cuja palestra será no Auditório do Campus Apucarana da UTFPR das 10h às 12h com limite de 60 vagas.

A segunda palestra e o minicurso serão ministrados por professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Apucarana. O curso ensinará Modelagem de Boné Ciclista no dia 25 e tem apenas 15 vagas. Ele será ministrado pela professora Rosemeire Naomi Nagamatsu, das 15h às 17h no Pavilhão do IBC ? Bairro Vila Nova.

A palestra será na sexta-feira, 26, também no Pavilhão IBC. O professor doutor da UTFPR de Apucarana, Fernando Gasi, profere sobre tema ?Produtos Têxteis Inteligentes?, com disponibilidade máxima de 50 vagas.

Desfiles

A Expoboné também realizará desfiles com os produtos produzidos em Apucarana e expostos no evento pelas fábricas participantes, evidenciando novidades e tendências das coleções nos dias 25, 26 e 27 de agosto nos horários de 17 e 20 horas. No dia 26, às 17 horas, acontece o desfile temático com os bonés de Apucarana que estão sendo destaque na produção da novela TiTiTi, exibida às 19 horas pela Rede Globo.

?É a hora do boné de Apucarana?

Oficializada Capital Nacional do Boné em maio desse ano, Apucarana é responsável por 80% da produção brasileira do acessório, sendo reconhecida pela vanguarda na confecção desde o início da década de 70.

São 200 fábricas de pequeno, médio e grande porte associadas ao Arranjo Produtivo de Bonés, cuja produção mensal é de seis milhões de bonés e dois milhões de camisetas. Cerca de 50% da mão-de-obra economicamente ativa de Apucarana é empregada no setor de confecções em geral e do boné.

A indústria nacional de boné, representada pela Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares (ANIBB), mostrou sua força ao fechar ações de merchandising na novela ?TiTiTi? da TV Globo.

Além de ter aparecido no figurino de alguma personagem em quase todos os episódios, a primeira citação direta foi ao ar no dia 10 de agosto, com a personagem Mabi (vivida pela atora Clara Tiezzi) falando sobre a importância dos bonés como acessório fashion. Está prevista mais uma ação que falará da importância dos bonés como acessório de proteção contra os raios nocivos do sol.

Expoboné esbanja tecnologia

Para acompanhar a concorrência é necessário investir em equipamentos que otimizam a produção e agregam valor ao produto, na quarta edição da Expoboné estarão presentes o que há de mais moderno em máquinas de costura industrial, com foco em maquinário adequado para indústria de bonés.

O gerente comercial da Disk Maq Peças, Charles Silva, conta que a empresa vai expor sua especialidade: máquinas de bordar eletrônicas computadorizadas. São máquinas de bordado industrial de base plana, além de oferecer opções diferenciadas ao mercado como o dispositivo de cording eletrônico, bailarina, chenille e lantejoula dupla.

Os visitantes irão ver ainda máquina de corte e gravação a laser, máquinas de costura industrial eletrônica programada e peças e acessórios para confecções.

A responsabilidade socioambiental  está na moda

Além de ser um dos assuntos empresariais mais discutidos atualmente, a responsabilidade socioambiental faz parte do mercado da moda. Empresas que participarão da  Expoboné 2010 acompanham tendências mundiais e investem na responsabilidade socioambiental.

Inovadora no setor de serigrafia ambientalmente responsável, a Agabê virá pela primeira vez ao setor boneleiro de Apucarana. Com sede em São Paulo, a empresa divulgará a sua linha de solventes que não agridem ao meio ambiente e são utilizados para limpeza de matrizes (telas de impressão). ?Nossos produtos aliam qualidade, economia e sustentabilidade?, elenca Edilene Franco, integrante do departamento de compras. 

Entre as cinco maiores empresas de índigos e brins do mundo, a Vicunha Têxtil tem mais de 40 anos de mercado.  Renata Guarniero, gerente de marketing, dentre as ações sociais, destacam-se o empenho na capacitação dos seus milhares de colaboradores, o Projeto Pescar no Nordeste e o Programa VIR.

Para cumprir seu compromisso com o meio ambiente, a empresa segue um rigoroso Sistema de Gestão Ambiental, que lhe rendeu as certificações ISO9001, ISO14001 e o selo verde europeu Oeko-Tex Standard 100.

Não somente em São Paulo, existe a preocupação com o meio ambiente. A Alineplast, situada em Apucarana, está no mercado de abas para bonés há mais de 20 anos, traduzindo esse tempo em produtos com rigorosas especificações técnicas e ambientais.

Claudemir Paulucci, proprietário da Alineplast, comenta que os mais de 240 modelos de abas e os suportes plásticos para bolsas e cintos são produzidos com polietileno 100% reciclado. Outro diferencial que comprova o compromisso da empresa com sua responsabilidade socioambiental é a reciclagem de toda a água utilizada no processo produtivo.

Feira mostra griffes em bonés e camisetas

Em paralelo com a feira de máquinas, matérias primas e acessórias para a indústria fabricante de bonés e camisetas, a Expoboné 2010 abre espaço para que os próprios fabricantes divulguem seus produtos como diferenciais de moda às empresas distribuidoras, magazines e redes de varejo.

A  Lenix apresenta o boné Flex Cap, patenteado pela empresa, e que utiliza algumas matérias-primas importadas como a aba e entretela. ?É um boné fechado com elástico interno e viés personalizados flex cap?, salienta Lícia.

A Boneleska está há 18 anos no mercado no segmento de bonés, gorros e chapéus licenciados para a faixa etária bebê a infantil nas grifes Disney, Warner Bros., Corinthians e São Paulo. ?Vamos levar exemplares de tudo o que fazemos, mas as novidades ficam por contato das licenças de Corinthians e São Paulo?, afirma Luís Eduardo Favarett, diretor comercial. 

 No segmento de fabricação de bonés e camisetas, a Brascompany mostra novidades não só em bonés e camisetas, mas também em bermudas. Há 11 anos no mercado de confecções, a empresa trabalha com bonés promocionais e magazine em  silk, bordado e corte à lazer, com marcas registradas nas linhas de Surf, Skate e Hip Hop. A participação na feira é aguardada com grande expectativa. ?Queremos firmar novas e douradoras parcerias com clientes e fornecedores?, destaca Rose Passoni, proprietária. 

A CRR, que está há 15 anos no mercado na fabricação de bonés e há três anos na fabricação de carteiras, atende ao mercado atacadista de Private Label (marcas e moda), rede de lojas e magazines. Em bonés, a CRR possui três marcas próprias e em carteiras duas.

?Para a Expoboné vamos levar bonés com tecidos diferenciados e técnicas de programação visual inovadoras, além de carteiras como novidades na programação visual no couro, no sintético e no tecido?, ressalta Adilson Vitorino da Silva, gerente comercial.

A Wear Company levará para o evento a linha de bonés, chapéus e viseiras criadas para o verão de 2011, e ainda vai adiantar algumas tendências que estarão em evidência no inverno de 2011. ?Vamos participar da feira com as nossas próximas coleções por ser uma importante vitrine para nossos produtos?, explicou Márcia Calomeno, diretora de desenvolvimento de produto.

Fonte: CRCOM Comunicação Empresarial

Mais detalhes:

Expoboné 2010 (Feira Nacional dos Fornecedores de Matérias Primas para a Indústria de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares) Data: 24 a 27 de agosto de 2010 Local: Pavilhão do IBC - Bairro Vila Nova - Apucarana-PR