Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Expo Japão faz lançamento popular neste sábado (10)

Expo Japão faz lançamento popular neste sábado (10)

sexta, 09 de junho de 2017

Festa é a maior da colônia japonesa do Paraná e reúne cultura, arte, gastronomia e muito mais

As danças típicas do Bon Odori e os tambores vibrantes da província japonesa de Okinawa vão invadir o Calçadão de Londrina neste sábado (10) para anunciar a Expo Japão 2017, evento promovido pela ACEL que acontece de 14 a 18 de junho.

A concentração será no Calçadão, em frente ao Banco Santander, às 10h30 e quem abre a programação é o Grupo RKMD – Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Tambores Festivos do Reino de Ryukyu) composto por aproximadamente 30 integrantes, conhecido pela alegria, música e belas coreografias.

Em seguida, o tradicional Bon Odori também será apresentado. Apesar de ser conhecido como o dia dos finados, o Bon Odori é alegre e totalmente democrático, pois todos podem entrar e participar.

A Expo Japão é a maior festa da colônia japonesa do Paraná. Neste ano será realizada no período de 14 a 18 de junho reunindo arte, cultura, gastronomia, esporte, produtos agrícola, debates técnicos e outras atrações. Serão cinco dias dedicados à promoção e divulgação das tradições, costumes e hábitos da cultura japonesa. A iniciativa conta com o apoio de centenas de pessoas, japoneses e descendentes que se dedicam voluntariamente ao evento.

A Expo Japão se consolidou como um dos maiores eventos do calendário de Londrina, atraindo gente de toda a região. Esse ano, a estimativa é que mais de 25 mil pessoas compareçam à festa. “O objetivo principal da Expo Japão é o de preservar e divulgar a cultura japonesa e manter os valores e tradições para as novas gerações”, conta Luciano Matsumoto, coordenador geral da festa. “É o momento em que a comunidade nipo-brasileira se une em prol da preservação de suas raízes e costumes, transmitindo seus valores à sociedade londrinense.”

Expo Japão faz lançamento popular neste sábado (10) - LondrinaTur

Atrações culturais

Instalada em uma área de mais de 5.000 m², na sede campestre da ACEL, a Expo Japão 2017 vai oferecer uma variedade de atrações tradicionais e contemporâneas como a Cerimônia do Chá, Taikô (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Yosakoi Soran (dança contemporânea), Ikebana (arranjos florais), Bonsais (árvores em miniatura), Artes Marciais, Matsuri Dance, Desfile de Cosplay e Espaço Mundo Nerd. Mais de 40 grupos artísticos e culturais vão se apresentar na festa.

“Este ano a Expo Japão será a sede do 38º Festival Paranaense de Bon-Odori, que reunirá no sábado (17) mais de 20 grupos de dança de diversas cidades do estado, totalizando cerca de 400 dançarinos nesta grande celebração”, explica Luciano Matsumoto. “Na área social teremos duas atividades totalmente gratuitas: o Encontro da Terceira Idade, com programação dedicada aos idosos; e a Tarde Cultural, com estudantes participando de atividades e oficinas”.

Outra grande atração será a Praça de Alimentação, com capacidade para atender 2.000 pessoas, que vai oferecer o melhor da gastronomia japonesa. “Quem visitar a Expo Japão terá a oportunidade de ver, experimentar e interagir com tudo isso e muito mais. A ACEL e as centenas de voluntários prometem uma das melhores edições do evento. Em junho, Londrina será a capital da cultura japonesa no Brasil”, revela Luciano Matsumoto.

Expo Japão faz lançamento popular neste sábado (10) - LondrinaTur

Exposição Agrícola

Outro evento que fará parte da programação da Expo Japão é a 56ª Exposição Agrícola da ACEL – uma mostra dos principais produtos cultivados pelos agricultores nipo-brasileiros da região de Londrina. São milhares de produtos que serão avaliados por uma comissão julgadora e premiados de acordo com a qualidade ou excentricidade. Simultaneamente, será realizado o VI Simpósio Agroinovatec, um ciclo de palestras e debates sobre tecnologias inovadoras para a agricultura, direcionado a produtores rurais, estudantes e a comunidade em geral.

Pavilhão Cultural

No Pavilhão Cultural o destaque será para a Exposição e Workshop de Pintura com o artista plástico Carlos Kubo, radicado em Londrina. Kubo é reconhecido internacionalmente pelas centenas de obras que criou e hoje fazem parte de acervos no Brasil e exterior. Seus trabalhos são visivelmente influenciados pelas raízes japonesas e também pela sua experiência de vida no Brasil. Atualmente, Carlos Kubo está com uma exposição na Embaixada do Brasil em Tóquio.

O Pavilhão Cultural também vai sediar a Exposição que celebra o Acordo de Irmandade entre as cidades de Londrina e Nishinomiya, no Japão. “Em 2017 celebramos os 40 anos do acordo de irmandade entre Londrina e Nishinomiya. Além de construções, como a Praça Nishinomiya, as cidades já estabeleceram no decorrer dos anos intercâmbios culturais, educacionais e comerciais.” No local, os visitantes terão a oportunidade de produzir uma boa lembrança, podendo vestir roupas típicas do Japão (quimono e acessórios) e posar para fotos diante de uma paisagem típica japonesa.

“Muito mais do que o sucesso do evento, a Expo Japão também propicia antes, durante e depois da festa o exercício do trabalho voluntário, do trabalho em equipe, do respeito e reverência aos mais experientes e às tradições, do senso de coletividade, todos eles valores intrínsecos à cultura japonesa que foram deixados como legado de nossos antepassados. O evento envolve toda a família, desde crianças até idosos de 95 anos, que interagem entre si e contribuem para o sucesso dessa grandiosa festa”, avalia Luciano Matsumoto, coordenador da Expo Japão 2017.

Expo Japão faz lançamento popular neste sábado (10) - LondrinaTur

ACEL, 62 anos

Em 2017, a ACEL (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) comemora 62 anos. Uma trajetória que se confunde com a própria história da colonização da cidade. É a entidade que representa a comunidade nipo-brasileira de Londrina e tem como finalidade propiciar a seus associados e a comunidade em geral atividades de caráter social, cultural, esportivo, assistencial e beneficente. A ACEL promove inúmeras festividades e cerimônias típicas e tradicionais com o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa na região.

Japoneses e descendentes

O Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, somando mais de 1,6 milhão de japoneses e descendentes. O Paraná é o segundo estado do Brasil com maior número de descendentes atrás somente do estado de São Paulo. A região de Londrina, abrangendo as cidades do entorno como Assaí, Arapongas, Rolândia, Ibiporã, Cambé, Uraí, entre outras, forma uma comunidade com mais de 40 mil descendentes.

Patrocínio e apoio

A Expo Japão 2015 é uma promoção da ACEL e uma realização do Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio de: Agro Hara, Semegrão, Unimed, Bratac, Integrada e Sementes Mauá. Apoio: Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Iapar, Emater, Londrina Convention Bureau, Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná e Midiograf.

Fonte: Divulgação